O presidente da República Russa da Chechênia, Ramzan Kadyrov, sugeriu, na televisão estatal, que o exército russo invadisse a “Alemanha O r i e n t a l”, como era chamado o território da antiga RDA (República Democrática Alemã).
“Temos que voltar, é nosso território”, disse Kadyrov, referindo-se à ocupação soviética, após a Segunda Guerra Mundial, que levou à criação da Alemanha O r i e n t a l.
“Scholz deveria levar um soco na cara”
Além disso, ele ameaçou o chanceler alemão Olaf Scholz. “Scholz deveria levar um soco na cara”. O motivo do ataque verbal poderia haver sido devido à entrega de tanques de batalha à Ucrânia, anunciada pela Alemanha.
Neste sentido, Putin, por sua vez, observou que era a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que tanques alemães disparavam contra soldados russos.
Kadyrov expôs ao público russo o antigo sonho expansionista soviético, com metade da Europa sob o Pacto de Varsóvia e a República Democrática Alemã sob o comando de Moscou.
De acordo com ZDFheut, na entrevista para a televisão estatal russa, o líder checheno também criticou a retirada das tropas soviéticas da RDA, em 1990.