domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Licuris são transplantados no Conjunto Eólico Campo Largo 2
quarta-feira 11 de novembro de 2020 às 11:06h

Licuris são transplantados no Conjunto Eólico Campo Largo 2

NOTÍCIAS


A espécia da flora local é fonte de renda para comunidades da região

Cerca de 130 pés de Licuri, localizados em trechos de supressão vegetal, no Conjunto Eólico Campo Largo 2, foram transplantadas para outras áreas do empreendimento. A atividade tem como objetivo preservar os indíviduos da Palmeira, protegida por lei, fonte de renda para as comunidades locais e de alimento para várias espécies da fauna, a exemplo da Arara-azul-de-lear.

De acordo com o gerente de Projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali, a atividade de supressão de vegetação requer procedimentos específicos e medidas como o replantio são aplicadas a fim de diminuir os impactos da flora nativa durante o processo.

“Inicialmente, os biólogos fizeram uma varredura nas áreas utilizando GPS para georeferenciar e marcaram todos os indivíduos. Com uma analise técnica, identificaram quais deles tinham condições de serem transplantados e definiram a melhor estratégia para implementar as técnicas de proteção”, destacou Pasquali.

O trabalho de transplante acontece,em especial, com as espécies ameaçadas de extinção, raras, endêmicas ou aquelas com corte protegido por lei e envolve vários cuidados que vão além da mera mudança de local.

“Não basta transplantar, é preciso cuidar. Nossas equipes de meio ambiente acompanham de perto o trabalho, que inclui poda, orientações de manejo, adubação, irrigação, monitoramento da umidade após o transplante, até cada indivíduo dar sinais que está adaptado no novo local”, destacou Pasquali, informando ainda que todas as plantas relocadas nesta fase do empreendimento se desenvolveram bem, após o processo.

Mesmo com todos os esforços, nem todas as árvores adultas podem ser tranplantadas e, nesse caso, existe a compensação determinada por lei. “Para esta espécie é de, no mínimo, 15 mudas para cada árvore cortada. Mas nossa estimativa é ir bem além da meta necessária e, até o final do projeto, plantarmos cerca 12 mil mudas de Licuri no Conjunto Eólico”, finalizou Pasquali.

Durante toda a fase de implantação do Conjunto Eólico, a ENGIE manterá um viveiro florestal, com as mudas de Licuri e de cerca de outras 75 espécies de árvores, que serão plantadas nas áreas suprimidas do empreedimento.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

Receita em 2019: 60,1 bilhões de euros. O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e EuronextVigeoEiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Veja também

Produtores de açúcar e álcool celebram guinada da AGU para quitar dívidas

Indenizações decorrem de tabelamento de preços nos anos 1980 Segundo Felipe Erlich, da Veja, o setor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!