domingo 19 de maio de 2024
O presidente Xi Jinping (D) e o novo primeiro-ministro da China, Li Qiang (E) - POOL/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Li Qiang, aliado de Xi Jinping, nomeado primeiro-ministro da China
sábado 11 de março de 2023 às 09:00h

Li Qiang, aliado de Xi Jinping, nomeado primeiro-ministro da China

MUNDO, NOTÍCIAS


Considerado um dos homens de confiança mais próximos de Xi Jinping, Li Qiang foi nomeado neste sábado (11) como novo primeiro-ministro da China, um dia após o presidente conquistar um terceiro mandato inédito.

O ex-líder do Partido Comunista em Xangai, que supervisionou os dois meses de confinamento anticovid caótico na metrópole no ano passado, sucede Li Keqiang, que estava no cargo desde 2013.

O político de 63 anos recebeu quase todos os votos dos delegados reunidos na sessão anual da Assembleia Popular Nacional (APN), que na sexta-feira reelegeu Xi Jinping por unanimidade para mais cinco anos no cargo de chefe de Estado.

A resolução de Xi que designa Li Qiang como primeiro-ministro foi lida no salão do Grande Palácio do Povo de Pequim, na manhã de sábado.

Durante a votação, que registrou 2.936 votos a favor, três contrários e oito abstenções, Xi e Li demonstraram cumplicidade, com trocas de sorrisos e cortesias.

Após a nomeação oficial, Li Qiang prestou juramento com o punho direito erguido e a mão esquerda sobre a Constituição. Ele prometeu “trabalhar duro na construção de um grande país socialista moderno”.

O primeiro-ministro da China lidera o Conselho de Estado. Suas atribuições tradicionalmente estão voltadas para a administração do cotidiano do país e a comando da política macroeconômica.

A ascensão de Li parecia estar em perigo após sua gestão do confinamento em Xangai, a cidade mais populosa e centro econômico da China, onde os moradores enfrentaram muitos problemas para ter acesso a alimentos e atendimento médicos.

Mas a crise foi deixada de lado diante da estratégia de Xi de cercar-se de pessoas leais na cúpula do poder. Em outubro do ano passado, Li chegou ao posto de número dois do Partido Comunista.

Veja também

Com usinas solares e eólicas, Brasil ganhou até maio 4.284 MW em geração de energia

A capacidade de geração de energia elétrica do Brasil cresceu 4.284 megawatts (MW) no acumulado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas