Em um levantamento exclusivo, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) encontrou 451 candidatos nas eleições municipais deste ano com processos na Justiça. No total, são 781 ações contra os pleiteantes a um cargo na esfera municipal. As informações foram compiladas pelo novo projeto da entidade, o Publique-se, um mecanismo de busca que traz ações judiciais de políticos.
O levantamento mostra segundo a coluna de Bela Megale, que a maioria dos casos está relacionada à atuação indevida na administração pública. A maior parte dos processos, 64 deles, é movida por violação aos princípios administrativos, seguidos de 36 ações de improbidade e 35 por dano ao erário. A ferramenta mostra também que, nesses processos, 248 políticos de 21 estados aparecem como coautores dos delitos.
– As pessoas têm dificuldade de encontrar informações no judiciário, seja pelo vocabulário complicado, pelo número de telas, tudo isso torna difícil a pesquisa, ainda mais em larga em escala, já que o Brasil tem 91 tribunais. A ideia do Publique-se é tornar esse tipo de informação, que é de interesse público, mais acessível para o cidadão que quiser saber quais acusações pesam sobre determinado político. – disse Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji.