Cotado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, analisou o cenário das eleições deste ano em entrevista ao A Tarde. Questionado se o PDT ainda tem como condição para apoiar a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, a vaga de vice na chapa majoritária que vai disputar o governo, ele afirmou que essa é uma decisão da direção nacional do partido e da executiva estadual.
De acordo com jornal, Prates defendeu que o candidato seja o presidente da legenda na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. “Ele é um pedetista histórico, acho que já merece uma oportunidade de servir a Bahia em um cargo maior, mas isso depende das conversas dele com o pré-candidato ACM Neto. Defendo que o PDT apoie Neto, que esteja na majoritária, mas isso depende dos líderes partidários”, declarou.
Perguntado sobre como avalia a indecisão sobre quem será o candidato ou a candidata da chapa governista e até que ponto isso beneficia a candidatura de Neto, Prates desconversou, dizendo que “não costuma ficar olhando para adversários” e fez elogios ao ex-prefeito da capital baiana.
“Para mim, ACM Neto tem o melhor projeto para a Bahia, é uma renovação com segurança, é um cara que vai fazer do cargo o mais importante da sua vida, como cartão-postal, até porque tem sonhos grandiosos para a Bahia e para o Brasil. Acho que ele tem que fazer o que mais precisa, trabalhar muito para mostrar aos baianos que ele é o melhor candidato, que tem o melhor projeto, que ele governará com qualquer presidente que for eleito”, disse.
Eleições nacionais
Sobre o fato de seu correligionário, o pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, não decolar nas pesquisas de intenção de voto, Prates minimizou a condição e disse que a política “não deve ser baseada em quem vai ganhar ou perder eleição, e sim em ideias”.
“O pré-candidato Ciro Gomes foi o único que apresentou ideias, um projeto nacional de desenvolvimento claro para o país, discutindo ideias que são importantes. Por isso, se tiver um voto na Bahia, será o meu”, acrescentou.
Mesmo estando em baixa nas pesquisas, longe de alcançar um eventual segundo turno, o secretário ainda crê na vitória do pré-candidato na corrida presidencial. “O Ciro Gomes representa um projeto nacional que eu acredito ser o melhor para o país. Por ser o mais qualificado, o mais preparado, o que mais se preparou, ele vai ganhar as eleições”, finalizou.