A Land Rover lançou no Brasil o Defender modelo 2023, agora com a nova motorização a diesel D300 MHEV de 300 cv de potência. O SUV também recebeu novas versões: a “X” e a “X Dynamic HSE”.
O Defender conta com o novo sistema InControl Telematics, que permite o monitoramento e controle do status do veículo mesmo à distância, por meio de um aplicativo no celular, além de realizar chamadas de emergência e serviço pelo próprio carro.
Híbrido leve
A nova motorização Diesel MHEV combina um propulsor de 300 cv com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico. O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica, e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lítio de 48-volts instalada no veículo.
Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível.
O novo Defender tem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 191 km/h, além de consumo de 12,82 km/l. O câmbio é automático de 8 marchas e trabalha em conjunto com o sistema de tração Terrain Response 2, configurável e capaz de se adequar às diferentes condições de terreno.
Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900 mm. O modelo combina uma capacidade de carga útil máxima de 900 kg, teto estático de até 300 kg e reboque de 3.500 kg.
Entre os atributos de assistência ao motorista, destacam-se o Blind Spot Assist, que monitora pontos cegos em uma área adjacente ao veículo, o Rear Traffic Monitor, que auxilia o motorista em manobras de ré, e o Clear Exit Monitor, que avisa sobre outro veículo ou objeto em movimento se aproximando por trás quando a porta foi destravada por dentro.
Outra novidade do novo Defender é o controle de cruzeiro adaptativo, que passa a ser de série em todas as versões. O sistema semi-autônomo controla a aceleração e a frenagem do veículo mantendo uma distância segura do carro a frente.
Design
A versão X Dynamic HSE tem como destaques: teto contrastante em preto, detalhes nos para-choques e nas laterais em preto brilhante, soleiras com assinatura X-Dynamic, badge exclusive X-Dynamic, assinatura Defender na cor cinza escuro e um jogo de rodas aro 20 diamantadas com detalhes em Dark Grey.
Na versão X, por sua vez, a mais equipada da linha, além dos elementos presentes da versão X Dynamic HSE, somam-se o novo capô contrastante em preto, pinças de freio na cor vermelho e lanternas escurecidas.
Interior
Por dentro há o teto panorâmico com abertura, bancos climatizados em couro e acabamentos na cor marrom Vintage Tan ou preto na versão “X”. Completando o design da cabine, há uma nova tela de 11,4 polegadas sensível ao toque, que controla os aplicativos e exibe informações do veículo aos ocupantes.
O Defender agrega também o novo sistema de conectividade PIVI PRO e o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Em relação ao sistema de som, são 11 alto falantes Meridian de 400W de potência e subwoofer integrado.
A luz ambiente é configurável para a cabine e há carregamento wireless sem fio de série para o veículo.