Para quem gosta de hipercarros, agora teremos a chance de ver, pela primeira vez em muito tempo,um veículo da Koenigsegg rodando no Brasil. A Toys For Boys anunciou que está importando uma unidade do Koenigsegg Gemera, primeiro esportivo de quatro lugares da fabricante sueca, que tem mecânica híbrida plug-in e foi recém-apresentado em sua versão final.
O Gemera é conforme reportagem de João Vitor Ferreira, da revista Quatro Rodas, um híbrido plug-in, que foi recentemente atualizado para receber um poderoso V8 5.0 biturbo, que sozinho garante 1.520 cv e 152,96 kgfm. Esse motor foi uma adição à linha 2023, que também tem uma versão com motor três cilindros 1.6 e outra puramente elétrica. Ambos chegaram para substituir a antiga versão única de 1.700 cv com motor 2.0 e três motores elétricos.
O resto da propulsão fica por conta do motor elétrico Dark Matter de seis fases e fluxo radial, que gera incríveis 800 cv e 127,4 kgfm. Combinados, os dois motores chegam a incríveis 2.332 cv e 280,42 kgfm. Com esses números a Koenigsegg declara um tempo de 0 a 100 km/h de 1,9 s e 400 km/h de velocidade máxima. A tração é integral e o torque é distribuído por uma transmissão multi embreagem de nove marchas, já a bateria não é muito grande, tendo apenas 14 kWh.
No interior ele tem cara de esportivo, mas com um toque de luxo. Todos os quatro assentos são do tipo concha com revestimento de Alcantara e sistema de aquecimento. Há também oito porta-copos, sendo metade deles com sistema de aquecimento e a outra metade com resfriamento. Dá até pra levar a família para uma viagem não muito loga com um porta-malas de 200 litros.
São duas telas de infoentretenimento, uma na frente e outra atrás, além de dois carregadores por indução. Há, também, sensores dianteiros e traseiros, câmera de estacionamento e estacionamento automático. Para a segurança, o Gemera traz controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistentes de permanência e troca de faixa.
Limitado em apenas 300 unidades, claro, que o Koenigsegg Gemera não será barato. O comprador da unidade destinada ao Brasil terá que desembolsar exatos R$ 20 milhões de reais, além de esperar até o final de 2024 ou começo de 2025 para receberem o seu “brinquedinho”.
Existe algum Koenigsegg no Brasil?
No momento, não mais. Em 2010, a extinta importadora Platinuss trouxe um Koenigsegg CCXR para o Brasil e o expôs durante o Salão do Automóvel daquele ano. Mas o carro foi vendido para fora do Brasil poucos meses depois,
O esportivo era equipado com um motor V8 4.8 com dois compressores volumétricos, que pode ser abastecido a E85, uma proporção de 85% de etanol com 15% de gasolina. Praticamente flex. Com essa mistura, o V8 passava dos 888 cv para 1.018 cv a 7.200 rpm, com um torque de 108 kgfm a 6.100 rpm. Ia de zero a 100 km/h em 2,9 segundos.