quarta-feira 12 de março de 2025
Foto: Assessoria
Home / POLÍTICA / Katia Oliveira defende construção de “Adolescentro” em Simões Filho
terça-feira 19 de novembro de 2019 às 05:49h

Katia Oliveira defende construção de “Adolescentro” em Simões Filho

POLÍTICA


A deputada estadual Katia Oliveira (MDB) sugeriu ao governado Rui Costa a construção de um “Adolescentro” – unidade ambulatorial para atendimento individual e coletivo de crianças e jovens de 10 a 18 anos de idade, com transtornos mentais, vítimas de violência sexual, dependência química e outras demandas específicas – no município de Simões Filho.

Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada observou que, compreendendo a relevância e a complexidade dessa fase da vida, alguns estados e municípios começaram estruturar serviços de apoio multiprofissional para tratar de demandas específicas, com foco na atenção aos adolescentes com transtornos mentais e/ou vítimas de violência sexual.

No Distrito Federal, explicou ela, implementou-se os “Adolescentros” que consiste num serviço ambulatorial, onde é realizado o acompanhamento individual e coletivo de adolescentes e seus familiares, em abordagem biopsicossocial, ofertando o atendimento nas seguintes áreas: psiquiatria; neurologia, ginecologia, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, nutrição, serviço social, odontologia e práticas integrativas em saúde.

“Os Adolescentros são espaços de referência em que se tratam de questões relacionadas à convivência familiar, a autoestima e autoconfiança, o binômio liberdade/responsabilidade, aparência, amizades, vícios, internet, vestibular e descoberta profissional, buscando auxiliar o desenvolvimento dos jovens e adolescentes, preparando-os para os dilemas e desafios da vida humana”, observou ela.

A parlamentar explicou ainda que município de Simões Filho possui, aproximadamente, cerca de 25 mil cidadãos entre 10 e 18 anos de idade, que se encaixariam no perfil prioritário de atendimento no Adolescentro, de forma que se justifica a construção da unidade ambulatorial.

Veja também

Projetos de deputados serão apreciados em sessão mensal na Assembleia da Bahia

Na primeira reunião da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) trouxe uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!