O deputado federal Igor Kannário (DEM) quer ampliar os debates em torno do uso de cerol e linha chilena por quem solta pipa, ação que continua causando vítimas graves e até mesmo mortes. Por isso, ele apresentou um projeto de lei para criar a “Semana Nacional da Conscientização do Uso de Cerol e Linha Chilena Nas Escolas da Rede Pública de Ensino”, a ser celebrada no mês de agosto.
O objetivo é promover ações de conscientização dos estudantes por meio de campanhas realizadas pelo poder público para alertar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso destes materiais. “A brincadeira de soltar pipa, papagaio, periquito, arraia, pandorga ou qualquer outro nome regional que se pretenda atribuir, continua causando vítimas graves e até mesmo levado pessoas ao óbito. A prevenção desse tipo de acidente merece atenção ensejando a discussão do tema, ainda mais em mês que é comemorado o ‘Dia dos Estudantes’”, afirma Kannário.
O parlamentar lembra que os acidentes são frequentes. No ano passado, por exemplo, um motociclista morreu após ter o pescoço cortado por uma linha com cerol na orla de Salvador. Os casos se espalham pelo Brasil. Neste ano, outro motociclista morreu com o pescoço cortado no Paraná, enquanto em São Paulo e Santa Catarina pessoas ficaram feridas após serem atingidas por linhas com cerol.
“Nesse contexto, apresento esta proposta no intuito de assegurar o direito fundamental à vida, principalmente no ambiente de interação e aprendizado, em que é a escola. Acredito que a escola é o ambiente ideal para discutirmos essas questões e conscientizar para os riscos do uso desses materiais”, enfatiza o deputado.