segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Justiça não acata pedido e Toque de recolher é mantido em Barreiras
quarta-feira 22 de julho de 2020 às 11:04h

Justiça não acata pedido e Toque de recolher é mantido em Barreiras

NOTÍCIAS


Um Habeas Corpus ( Processo nº: 0500519-36.2020.8.05.0022 ) foi solicitado hoje junto a justiça pedindo o fim do toque de recolher em Barreiras e outras providências.

Segundo o Mais Oeste, o Habeas corpus foi impetrado por Roberto Mnaoel da Silva, contra o réu João Barbosa Souza Sobrinho ( O prefeito de Barreiras Zito Babrosa ) autor do decreto municipal. Mais uma vez circulou uma fake News nas redes sociais , falando que a justiça tinha derrubado o decreto. Somente depois de algmas consultas que a verdade sobre o assunto foi divulgada, o Toque de recolher está mantido, mas o juiz observou que fica proíbida a entrada das forças policiais e afins nas residências a não ser em flagrante delito e ainda deixou claro que se uma pessoa for encontrada circulando nas ruas de Barreiras depois das 21 horas e não acatar o pedido da policia para retornar a sua casa, as autoridades poderão conduzir a pessoa para a delegacia.

Veja o resumo da decisão do Juiz Gabriel Moraes Gomes.

1) A decisão só conheceu de parte dos pedidos solicitados pelo autor do HC;

2) Reforçou a observância do texto constitucional, para que as autoridades administrativas e policiais não utilizem o decreto como cheque em branco para ingressar nos domicílios, somente fazendo em hipóteses em que haja justa causa e constatação fática de flagrante delito;

3) Determinou a observância ao art. 69 da Lei Federal n. 9.099/95, ou seja, quem for detido em flagrante pela prática do art. 268 CPP, deverá ser conduzido para a Delegacia, para que seja lavrado Termo de Ocorrência Circunstanciado, e, após, ser liberado, mas responderá por crime de menor potencial ofensivo perante os Juizados Especiais Criminais.

Veja também

Congresso barra tentativas do governo de cortar verbas dos parlamentares e partidos

Diante da queda de braço pelo controle do Orçamento, propostas do governo para reduzir os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!