domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Justiça Eleitoral torna governador do Tocantins inelegível por 8 anos
segunda-feira 6 de dezembro de 2021 às 06:04h

Justiça Eleitoral torna governador do Tocantins inelegível por 8 anos

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Justiça Eleitoral do Tocantins tornou o governador afastado do estado, Mauro Carlesse (PSL), inelegível por 8 anos.

Além de Carlesse, a sentença emitida no último sábado (4) pelo juiz Nilson Afonso da Silva aplica a mesma punição a Josiniane Braga Nunes e Gleydson Nato Pereira, respectivamente, prefeita e vice-prefeito de Gurupi (TO).

Eles também tiveram os cargos públicos cassados e foram afastados de seus mandatos. Ainda cabe recurso contra a decisão de Justiça Eleitoral.

De acordo com a ação aberta por Gutierres Borges Torquato e Eduardo Malheiro Ribeiro Fortes, candidatos derrotados em Gurupi nas eleições de 2020, uma organização criminosa com a participação de Carlesse, Nunes e Pereira cometeu abuso de poder político e econômico para obter vantagens eleitorais.

A sentença emitida pela 2ª Zona Eleitoral de Gurupi cita a cessão de servidores públicos para coordenação da campanha eleitoral dos investigados, a utilização de recursos públicos nas campanhas dos investigados, a utilização de veículos oficiais e de bens e servidores públicos em atos de campanha.

Também elenca a distribuição de cestas básicas sem critérios objetivos e em ano eleitoral e a contratação de sites de notícias para veicularem matérias em benefício dos investigados.

Em nota, o governador afastado de Tocantins afirmou que recebeu com surpresa e estranhamento a decisão judicial. “Estranhamento em virtude da decisão ocorrer justamente no momento em que Mauro Carlesse encontra-se afastado do cargo e enfrenta outra ‘batalha’ judicial”, diz o texto.

“Apesar de respeitar a decisão, é preciso destacar que as referidas denúncias usadas como base da sentença já haviam sido desconsideradas pelo Ministério Publico Eleitoral, em virtude da fragilidade do conjunto de provas”, argumenta o político.

Já a prefeita e o vice-prefeito de Gurupi afirmaram receber com serenidade a decisão de primeira instância sobre o caso.
“Informam que as medidas judiciais cabíveis já estão sendo providenciadas para reverter a sentença”, disse a assessoria de comunicação do município.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!