Neste sábado (7) e domingo (8), dezenove zonas eleitorais na Bahia realizarão atendimento extraordinário. O plantão tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço de recadastramento biométrico. O TRE baiano alerta aos eleitores das cidades envolvidas que o procedimento é obrigatório e aquele que não realizar o cadastro das digitais terá o título cancelado.
A Justiça Eleitoral lembra ainda que, além de impossibilitar a participação nas eleições municipais de 2020, o cancelamento do título resulta em uma série de complicações, a exemplo de restrições em cadastro de recebimento de benefícios sociais, impossibilidade de nomeação em cargo público, dificuldade para obter empréstimos em instituições públicas e etc.
O horário de funcionamento e os atendimentos são estabelecidos por cada zona eleitoral. O TRE-BA lembra ainda que outras zonas/cidades podem aderir ao plantão e, por isso, orienta ao cidadão para que consulte seu respectivo cartório eleitoral. A lista com endereço e telefone pode ser acessada aqui.
Para ser atendido, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título eleitoral (caso possua). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, será necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.