domingo 28 de abril de 2024
Home / CURIOSIDADES / Justiça Eleitoral diz que vídeo em que urna se ‘auto completa’ é falsa

Justiça Eleitoral diz que vídeo em que urna se ‘auto completa’ é falsa

domingo 7 de outubro de 2018 às 16:55h

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais informou na tarde deste domingo (7) que é falso um vídeo em que uma urna eletrônica supostamente se “auto completa” quando a tecla “1” é digitada, mostrando a imagem do candidato do PT, Fernando Haddad. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, disse que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal foram acionados para investigar o caso.
A publicação compartilhada no Twitter pelo candidato Flavio Bolsonaro (PSL), que disputa uma vaga ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro, diz: “Está acontecendo diante de nossos olhos. Aperta a tecla ‘1’ para presidente e aparece o indicado do presidiário! Quem souber onde aconteceu isso, favor me enviar zona e seção”.
Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais informou que o vídeo não é verdadeiro. “Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela (disponível no site do TSE)”, informa a Justiça Eleitoral.
“A informação que me foi passada é que acabou de chegar ao conhecimento do TSE a ocorrência deste vídeo e Polícia Federal e Ministério Público Federal já estão acionados para que seja constatada a existência dessa urna e que ela seja retirada e auditada, se de fato estiver traduzindo alguma irregularidade. E que seja devidamente explicitado, traduzido, e corrigido”, disse Rosa Weber a jornalistas neste domingo.
“Não sei sequer se essa urna existe, não sei sequer se aconteceu, não sei se a imagem corresponde à realidade. Não vou ficar especulando. Se for verificada qualquer irregularidade, vamos atuar com rigor”, disse Rosa.

Veja também

Como Brasil foi chave para América Latina bater recorde de exportação para China em 2023

O comércio entre a China e os países latino-americanos bateu um recorde histórico em 2023. A troca de mercadorias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas