quarta-feira 19 de janeiro de 2022
Lula é recebido por apoiadores após ser solto, em Curitiba, no dia 8 de novembro de 2019 Carl de Souza/AFP
Home / JUSTIÇA / Justiça decide desbloquear bens de Lula
sexta-feira 26 de novembro de 2021 às 18:41h

Justiça decide desbloquear bens de Lula

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu desbloquear os bens do ex-presidente Lula. Por maioria de três votos a um, os ministros entenderam que a Justiça Federal de Curitiba não poderia ter mantido o bloqueio. Isso porque o Supremo declarou que o juízo é incompetente para julgar e processar as ações. À época, foram anuladas as condenações contra Lula.

A defesa do petista buscou o STF para derrubar a decisão do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que havia mantido o bloqueio de bens. Os advogados alegaram que o juiz estava descumprindo decisão do Supremo, que mandou os processos ser enviado para o Distrito Federal, o que não foi feito totalmente.

Bonat remeteu apenas uma parte dos 112 procedimentos relacionados às quatro ações no caso do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e da sede e doações do Instituto Lula. O bloqueio atingia valores que o ex-presidente e a ex-primeira dama Marisa Letícia tinham em contas e aplicações.

O julgamento virtual começou em agosto, quando o relator, Luiz Edson Fachin, votou para negar o pedido porque não verificou descumprimento da decisão. A análise foi retomada na última sexta-feira (19) tendo dois votos pelo desbloqueio.

Ricardo Lewandowski, que havia pedido mais tempo para examinar o caso, votou pelo desbloqueio e foi seguido por Gilmar Mendes e Nunes Marques. Discordando do relator, Lewandowski fez duras críticas à decisão de Bonat por usar o “frágil argumento”. Segundo o ministro, ao manter o bloqueio dos bens, o juiz de Curitiba “descumpriu flagrantemente a decisão da Suprema Corte”.

Lewandowski também entendeu que, como foi declarado incompetente para julgar o caso, o juiz também não poderia condicionar o envio de processos para o DF.

Veja também

Programa ‘Morar Melhor’ da Prefeitura reforma mais 100 casas em Sussuarana

O programa Morar Melhor segue promovendo mais qualidade de vida às famílias que vivem em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um dos maiores formadores de líderes empresariais do mundo nasceu no Brasil

error: Content is protected !!