Nesta última quinta-feira (19), aconteceu em São Paulo, o fórum de Segurança Jurídica, organizado pelo instituto “Unidos Brasil”.
O evento que homenageou o jurista Ives Gandra Martins, contou com o apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro, reuniu os principais empresários do país, formadores de opinião e grandes nomes do direito.
O fórum abordou discussões que apresentam possíveis soluções para superar as incertezas na economia, geradas pela falta de segurança jurídica.
Ives Gandra falou ao RedeTV News sobre a importância da segurança jurídica, para atrair novos investimentos no país. “O que nós temos debatido é um princípio constitucional. São princípios fundamentais da Constituição Brasileira. Nenhum país evolui economicamente se não tiver segurança nas instituições e a garantia de que as instituições permanecerão para que os investimentos possam ser planejados a longo prazo,” disse o jurista.
O Brasil ocupa, atualmente, a 17ª posição no ranking mundial, quando o assunto é segurança jurídica, burocracia e relações de trabalho, ficando atrás de todos os países que formam o Brics.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que também esteve presente no encontro, comentou a importância do tema. “Discutir segurança jurídica é primordial, porque nós precisamos ter uma previsão do que pode ocorrer no dia a dia da nacionalidade.”