domingo 22 de dezembro de 2024
Juramento à Bandeira Nacional - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Jovens militares concluem ano de instrução em Tiros de Guerra em todo o Brasil
sábado 16 de dezembro de 2023 às 10:35h

Jovens militares concluem ano de instrução em Tiros de Guerra em todo o Brasil

NOTÍCIAS


Milhares de jovens concluíram o ano de instrução como atiradores nos mais de 200 Tiros de Guerra espalhados por todo o Brasil. Os Tiros de Guerra são pequenas unidades do Exército, onde o jovem que completa 18 anos pode prestar o serviço militar. Geralmente, o serviço é prestado entre 6h e 8h da manhã, de modo a conciliar o serviço militar com estudo e trabalho.

Durante a formação, o atirador recebe instruções operacionais, de apoio a saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente. Na vertente militar, eles aprendem sobre hierarquia e disciplina, uniformes, ordem unida, realizam marchas, instrução de tiro de fuzil, primeiros socorros, entre outras. Já na vertente social, são realizadas doações de sangue, ações de combate a endemias, instrução para a prevenção de acidentes, palestras sobre estudo, emprego e capacitação profissional, além de várias missões de apoio à comunidade. Os Tiros de Guerra ainda desenvolvem atributos como liderança, persistência e camaradagem. Os atiradores com desempenho superior podem alcançar a promoção por meio do Curso de Formação de Cabos.

Foto: Divulgação

Confira algumas das atividades dos Tiros de Guerra em 2024.

Na cidade de Pesqueira (PE) os atiradores tiveram destacada atuação na preservação do meio ambiente. Com o objetivo de prevenir e combater incêndios no Agreste Pernambucano durante o período da estiagem, os jovens fizeram o curso de capacitação de Combate a Incêndio em Vegetação Nativa junto ao Corpo de Bombeiros. Eles também realizaram o plantio de diversas plantas e árvores nativas do bioma Caatinga, com foco na preservação da flora e da fauna e no uso sustentável do solo.

Em apoio aos bancos de sangue regionais, os atiradores também se dedicam à campanha do “Ajudar está no nosso sangue”. Os Tiros de Guerra de Paranavaí (PR), de Irecê (BA) e de Guanhães (MG) são exemplos dessa iniciativa.

Com o objetivo de apoiar os jovens a seguirem a carreira militar, o Tiro de Guerra de Camocim (CE) conduz o Projeto Sargento do Futuro, que visa preparar os atiradores para o concurso de admissão à Escola de Sargentos das Armas. Dois ex-atiradores concluíram o 1° do curso de formação na Escola de Sargentos das Armas, onde também se formou o Sargento Victor Silva, após receber grande apoio do Tiro de Guerra de Teotônio Vilela (AL).

Foto: Divulgação

Além da capacitação para o combate, os atiradores recebem ampla qualificação técnica e profissional para ingressarem na carreira acadêmica e no mercado de trabalho. O Tiro de Guerra de Londrina (PR) promoveu diversas iniciativas de capacitação para garantir um bom futuro a seus atiradores. Ao longo do ano, eles receberam palestras sobre o ingresso nas Forças Armadas, Polícia e Bombeiros Militares, bem como orientações vocacionais do SENAI e de universidades locais. Os atiradores também foram treinados para agirem em situações de necessidade ou emergência, como no enfrentamento da violência doméstica.

Os atiradores são vetores de cidadania e civismo em seus municípios. Em todo o Brasil, os Tiros de Guerra apoiam ações sociais junto às prefeituras locais, atendendo pessoas necessitadas, distribuindo donativos, realizando trabalho voluntário em creches, asilos, orfanatos e hospitais, colaborando com a segurança dos bairros e difundindo os valores de servir a pátria e o nosso povo.

Histórico dos tiros de guerra

A origem do Tiro de Guerra remonta ao ano de 1902, quando foi fundada, no Rio Grande (RS), uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares. A partir de 1916, impulsionada pela campanha de Olavo Bilac em prol do serviço militar obrigatório e com o apoio do governo municipal, a sociedade de tiro tornou-se o primeiro Tiro de Guerra destinado à formação de reservistas do Exército Brasileiro. Desde então, novas organizações foram criadas e hoje são mais de 200 tiros de guerra espalhados por todo o Brasil.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!