“A política é a constante arte do aperfeiçoamento. E a democracia nos permite mecanismos para que os ajustes necessários estejam respaldados pelas massas.
Em 2020, teremos eleições municipais e a primeira cidade que me toca escrever é Itabuna. Todos sabem os vínculos fraternos que me ligam a este povo e cidade. É chegado o momento de exercitarmos a democracia petista para tomarmos as melhores decisões por este potente município.
Itabuna tem bons motivos para votar em candidatos do PT, seja no legislativo ou no executivo. Governamos muito bem o município nas vezes que estivemos a frente da administração municipal. Os governos de Wagner e Rui têm feito grandes obras no município e na região. Para ficar nas mais relevantes, cito a Barragem do Rio Colônia, a importantíssima Policlínica Regional e o Teatro de Itabuna que responde as tradições culturais dos itabunenses.
É sempre importante lembrar que no primeiro mandato do PT, com o companheiro Geraldo Simões, tivemos que superar as dificuldades de governarmos sem o apoio dos governos estaduais e federais. No entanto, nós nos saímos muito bem e o PT fez uma gestão que definitivamente entrou na política de Itabuna pela porta da frente.
Prova disso foram às vitórias seguintes na prefeitura e mandatos parlamentares do PT com excelentes votações na cidade. Disto isto, a política não é uma ciência simples, mas podemos traçar paralelos com a maior paixão dos brasileiros que é o futebol.
No futebol, os clubes reúnem a diretoria e profissionais capacitados para tomar as melhores decisões que irão impactar no desempenho do time a curto, médio e longo prazo. A cada temporada a direção do time se reúne antes do início do campeonato e escolhe o técnico que vai conduzir o time.
No caso da política, podemos dizer que o treinador é o presidente eleito em eleições diretas pelos filiados. Depois o treinador passa a analisar a equipe e propõe as novas aquisições à diretoria. No PT, temos diretório municipal, este se reúne e discute a política de alianças que serão incorporadas para conseguir a vitória.
Feito isso, começam os treinos. No mundo político temos a movimentação das bases, da militância ativa, vamos aos comícios e visitas. Quando começa o campeonato, sempre muito disputado, o time tem 50% de chance vitória e 50% de derrota, ganha quem errar menos.
No meu ponto de vista, por tudo que o PT de Itabuna contribuiu para a política local, estadual e federal, temos acumulado forças. A voz das ruas, do campo e dos que querem o melhor para Itabuna, querem repetir os acertos do PT a nível estadual nesta amada cidade.
Depois de 4 mandatos consecutivos no Governo do Estado, sempre com aprovações recordes, o PT Bahia já provou que é o Partido ideal para governar cidades com o potencial e a força de Itabuna. E se executarmos as estratégias, “sem paixões”, sem precipitações, se agirmos de forma analítica, democrática e colocarmos o melhor time em campo, temos reais condições de nos sagrarmos vitoriosos.
Itabuna espera ansiosamente pelo melhor PT possível. Eu acredito na nossa força para fazermos História!”
Por Josias Gomes