O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, foi agraciado, na manhã da última quinta-feira (31), com o Título de Cidadão Baiano, em sessão especial realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A outorga foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, que reconheceu os relevantes serviços prestados pelo homenageado à Amazônia, seu estado de nascença, à Bahia e ao Brasil.
José Roberto Tadros adentrou o plenário bastante aplaudido, conduzido pelo deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA. Intelectual, professor e escritor, Tadros é também líder sindical e empresário, proprietário da sesquicentenária José Tadros & Companhia, fundada por seu bisavô, em 1874. A família de imigrantes, de origem grega, participou do primeiro estágio de desenvolvimento econômico da Amazônia, durante o Ciclo da Borracha, com importação, exportação e navegação. A CNC congrega mais de 1 mil sindicatos patronais, com mais de 5 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, gerando mais de 25 milhões de empregos.
“Em nome do Poder Legislativo da Bahia, é uma satisfação conceder-lhe este título, principalmente a um agente do fomento à educação em nosso Estado, com os importantíssimos cursos do Sesi e do Senac, para a formação e capacitação dos nossos jovens”, declarou Adolfo Menezes, em seu discurso.
Ele disse que o presidente da CNC é também ferrenho defensor da educação como única alternativa para sair do grupo de países em desenvolvimento para o de países desenvolvidos. “Como profundo conhecedor da realidade amazônica, onde os rios são o grande meio de transporte, ele inaugurou uma unidade educacional flutuante, a balsa-escola, que ampliou o alcance da educação profissional do Senac para a população ribeirinha”, elogiou o chefe do Legislativo estadual.
Por fim, ele conclamou o homenageado a prosseguir no combate por um Brasil maior, de desenvolvimento social e prosperidade econômica, que estimule investimentos, geração de empregos qualificados e renda. “Precisamos, todos juntos, trabalhar para diminuir as desigualdades e gerar oportunidades para todos. Que o seu papel, nosso mais novo baiano, seja fundamental para impulsionar a cadeia produtiva e tecnológica da nossa terra. Que o Sistema Comércio continue a ser grande parceiro da Bahia, por meio da Fecomércio, do Sesc, do Senac e da própria CNC”, afirmou.
Agradecimento
Ao receber o Título de Cidadão Baiano das mãos do presidente Adolfo Menezes e do deputado Eduardo Salles, Tadros se mostrou extremamente lisonjeado com a honraria. “É um privilégio ser acolhido por esse povo do qual já me considero fazer parte a partir de hoje. Berço de grandes personalidades nas áreas da música, literatura, das artes, esportes e política, nosso querido Estado da Bahia, terra de um povo que esbanja alegria contagiante, é um exemplo para todos nós”.
José Roberto Tadros reiterou a gratidão à Assembleia Legislativa e aos deputados pela homenagem, que, segundo ele, reflete o apoio que o Sistema Comércio tem prestado e recebido da Bahia.
“Agradeço o privilégio de fazer parte oficialmente deste povo que tanto admiro e quer me acolheu de abraços abertos, reconhecendo-me como um de seus filhos. Muito obrigado ao Estado da Bahia”, disse.
O presidente da Fecomércio Bahia, Kelson Fernandes, em seu discurso de homenagem a José Roberto Tadros disse que o amazonense e, agora, baiano “dedicou sua vida ao associativismo e à proteção da atividade comercial, ou seja, é um empresário que nasceu para servir”.
Kelson Fernandes destacou a reconstrução do Sesc Piatã, para a qual, segundo ele, já foi confirmado um aporte de 50% do investimento, cerca de R$ 100 milhões. “Quando reinaugurado, em até dois anos, repleto de novas estruturas e serviços, o novo Sesc Piatã será batizado como Polo de Vivências Presidente José Roberto Tadros, em mais uma justíssima homenagem”, anunciou.
Em seu discurso, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, José Zeferino Pedrozo, destacou que Tadros desempenhou papel crucial durante o período da pandemia de Covid-19. “Sua liderança foi fundamental para a implementação de políticas públicas que protegeram empregos e forneceram suporte vital aos micro e pequenos empresários. Destaco, por exemplo, a inclusão dos microempreendedores individuais (MEI) no recebimento de auxílio emergencial”, citou Pedrozo. O legado de Tadros, segundo ele, “é um testemunho de como a dedicação e a visão podem transformar vidas e comunidades”.
Além dos citados, compuseram a Mesa a secretária, em exercício, estadual de Turismo, Giulliana Brito, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Alfredo Cotait Neto; o presidente da Fecomércio Rondônia, Raniery Araújo Coelho; o presidente da Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto, o presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti; o diretor-superintendente do Sebrae /Bahia, Jorge Khoury; a diretora da CNC, Simone Guimarães; o chefe de gabinete e Comunicação da CNC, Elienai Câmara; e o deputado federal Zé Neto (PT).
Biografia de José Roberto Tadros
José Roberto Tadros, nascido em Manaus/AM, é empresário, advogado, pós-graduado em Ciências Políticas, líder sindical empresarial e escritor. Desde 2018, é presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Amazonas desde 1986 (atualmente licenciado). Foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) durante 20 anos, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas, vice-presidente da Academia Carioca de Direito, membro da Academia Amazonense de Letras, presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e membro da Academia Nacional de Agricultura.
Começou sua trajetória na mais antiga empresa do Amazonas, a José Tadros & Cia, fundada por seu bisavô, em 1874. É autor dos livros “O Grande Amazonas em Marcha” (2017), “Ideias Confessadas” (2011), “Da Razão e das Palavras” (2010) e “Marco para Novas Gerações” (2010), já tendo lecionado Filosofia, Sociologia e História. À frente da CNC, tem ampliado o protagonismo da entidade nacionalmente e fortalecido a atuação de seus braços sociais: Sesc e Senac.