O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu vai pedir de acordo com Fábio Zanini, da coluna Painel, que à bancada do PT na Câmara dos Deputados cobre esclarecimentos dos governos do Brasil e dos EUA a respeito da presença de um caça americano F-35 em território nacional.
Em maio, o avião, um Lockheed Martin F-35C Lightning II da Marinha americana, fez um pouso de emergência por falta de combustível em São Pedro de Aldeia (RJ).
“O que esse avião estava fazendo sobrevoando território nacional? Não é qualquer aeronave, é um caça dos mais avançados do governo americano”, afirmou Dirceu.
Ele diz que pretende pedir a algum deputado federal da bancada petista que oficie a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para que o tema seja esclarecido.
Como mostrou o Painel, um militar da Marinha brasileira foi punido pela corporação por ter compartilhado fotos do avião em grupos de mensagens, o que teria violado protocolos de segurança para divulgação de material sensível.
A aeronave envolvida no pouso de emergência estava embarcada no super porta-aviões USS George Washington (CVN-73). O porta-aviões estava em maio na região litorânea do Rio de Janeiro para o exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul. Esse exercício inclui várias atividades de intercâmbio com Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Brasil.