O PL deve se reunir com o pré-candidato à prefeitura de Salvador, Bruno Reis (DEM), para discutir eventuais alianças.
A informação foi publicada pelo Bahia Notícias afirmando que o presidente estadual da sigla, José Carlos Araújo, disse nesta última segunda-feira (6), dia do anúncio oficial do nome de Bruno como postulante ao Palácio Thomé de Souza, que irá agendar conversa com o pré-candidato do DEM. Em recente nota enviada ao #Acesse Política, Araújo afirmou que qualquer decisão em Salvador passaria pela direção estadual do PL.
O deputado federal Abílio Santana, presidente municipal da legenda, esteve no evento e falou em “convencer” Araújo a apoiar Bruno. “O PL de Salvador está fechado com Bruno Reis. Estou lutando para convencer o presidente estadual para que, não somente ele mas todo o partido na esfera municipal e estadual, apoie Bruno Reis. Tenho certeza que ele terá uma base sólida que fará com que se torne prefeito da nossa capital. É o meu candidato, é o candidato do nosso grupo. Bruno Reis é o nome preparado para administrar Salvador com todo o empenho e dedicação”, afirmou.
Embora Santana tenha reforçado o apoio ao democrata, Araújo ponderou o discurso do seu comandado. “Hoje não houve nenhum apoio, mas não quer dizer que não posso conversar”, disse. “Estava lá o deputado Abílio que é simpatizante de ACM Neto. Ele foi como deputado. Não foi representando o partido, porque quem fala pelo partido sou eu”, acrescentou.
Se o presidente do PL no estado não fala em martelo batido, o grupo de Neto adota um tom mais otimista. O prefeito pontuou nesta segunda que o apoio de 12 partidos, é um “caso inédito” – o PL era uma das 12 legendas presentes com representantes no anúncio do nome de Bruno Reis; além deles, compareceram lideranças de PSDB, PSL, Republicanos, Cidadania, PMN, DC, PTB, MDB, Solidariedade, PSC, e Patriota.
Relação com governo Rui
O PL controla a Secretaria de Turismo na gestão de Rui, com Fausto Franco, que é titular da pasta. Para Araújo, reunir-se com o correligionários de ACM Neto não deve criar ruídos com o grupo ao qual o PL pertence a nível de estado. “Como vem uma eleição municipal e, só por eu ser da base do Rui Costa, eu não vou conversar sobre Salvador que é a principal cidade? Se eu não conversar com o pessoal do governo tenho que conversar com alguém, ou eu tenho candidato próprio”, pontuou.
Se Abílio Santana fala em apoio a Bruno Reis, seu colega de Câmara, o deputado federal José Rocha, disse que o partido terá Irmão Lázaro como pré-candidato da sigla à prefeitura da capital baiana.