A variante Delta do novo coronavírus parece causar doença mais grave do que cepas anteriores e se disseminar com a mesma facilidade do vírus da catapora. A informação está em documento obtidos pelo Washington Post, nos quais autoridades americanas reconhecem que a “guerra mudou”.
Segundo reportagem publicada na noite desta quinta (29) pelo jornal, uma apresentação do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) afirma que a agência deve enfatizar a vacinação como a melhor defesa contra uma variante tão contagiosa que age quase como fosse um novo vírus, saltando de alvo em alvo mais rapidamente do que o Ebola ou a gripe comum.
De acordo com uma autoridade de saúde ouvida pelo jornal, os dados e estudos citados no documento tiveram papel-chave na renovação das recomendações para que todos – vacinados ou não – voltem a usar máscaras em ambientes públicos fechados em determinadas circunstâncias.
O CDC não quis comentar a reportagem do Post.
Na terça (27), como mostramos, a diretora do CDC, Rochelle Walensky, disse em coletiva de imprensa que mesmo pessoas vacinadas devem voltar a usar máscaras em lugares fechados em locais com alta transmissão do vírus. Foi uma reversão da orientação publicada em maio, que dispensou as máscaras para os vacinados.