O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, votou antecipadamente nas eleições presidenciais americanas na última segunda-feira (28) em New Castle, Delaware, seu estado natal. O democrata, que desistiu da candidatura e deu espaço para sua vice Kamala Harris concorrer, se uniu a cerca de 43 milhões de americanos que já depositaram seus votos antes do dia oficial das eleições, 5 de novembro.
A decisão de não se candidatar novamente, anunciada em julho, surgiu em meio a preocupações sobre sua saúde mental e as probabilidades de derrota em uma possível disputa contra Trump. A decisão de Biden encerrou um longo período de especulação sobre seu futuro político. Desde 1970, o democrata esteve ativo na política, com raras exceções em que não ocupou ou concorreu a um cargo.
A poucos dias das eleições, Kamala enfrenta um cenário desafiador: pesquisas recentes indicam uma queda em sua vantagem sobre o republicano Donald Trump. Enquanto a pesquisa da CNN aponta um empate em 47% entre os dois candidatos, o New York Times revela um empate em 48%.
O agregador FiveThirtyEight também mostra uma redução na margem de vantagem de Harris, que, no início de outubro, liderava por 48,5% a 45,7%, mas agora apresenta 48,1% contra 46,4% para Trump, acirrando a disputa eleitoral.