segunda-feira 11 de novembro de 2024
Kia Tasman - Foto: Divulgação/Kia
Home / NOTÍCIAS / Kia lança picape para enfrentar Ranger e Hilux
terça-feira 29 de outubro de 2024 às 16:44h

Kia lança picape para enfrentar Ranger e Hilux

NOTÍCIAS


A Kia está preparando o lançamento da sua picape Tasman. O modelo será vendido apenas em mercados específicos, como a Coreia do Sul, Austrália, África e Oriente Médio, tendo como rivais as caminhonetes médias do segmento — leia-se Ford Ranger e Toyota Hilux.

Seu maior trunfo é a grande variedade de versões disponíveis. A Tasman terá modelos de cabine dupla, simples e chassi, para quem quiser customizá-la. Fora isso, ainda haverá variantes com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. Sem contar as opções de tração, podendo ser 4X4 ou 4X2.

Kia Tasman – Foto: Divulgação/Kia

Serão duas opções de motores disponíveis. Os australianos terão um turbodiesel 2.2 de 207 cv e 44,93 kgfm, que pode levar a Tasman de 0 a 100 km/h em 10,4 s. Já na Coreia, a picape vai receber um motor mais potente, o 2.5 a gasolina de 280 cv e 43 kgfm, o que derruba seu tempo de 0 a 100 km/h para 8 s. Mais sortudos, os clientes da África e do Oriente Médio poderão escolher entre as duas variantes.

A Kia declara uma capacidade de carga útil entre 1.016 kg e 1.195 kg, enquanto a capacidade de reboque será de 3.499 kg, independente da motorização. Já a caçamba terá capacidade de 1.142 l.

Kia Tasman – Foto: Divulgação/Kia

Se na motorização ela não tem nada de muito especial, seu design é um tanto exótico. Na traseira, ela segue um padrão visto nas picapes médias: lanternas verticais e o nome da montadora estampado bem grande na tampa da caçamba. A única peculiaridade é o tamanho das luzes, um pouco menores que a média.

Kia Tasman – Foto: Divulgação/Kia

Porém, a dianteira é um pouco fora do comum. Na parte central, há apenas a grade pequena e o para-choque, bem robusto e elevado. Isso causa um estranhamento, uma vez que os faróis foram movidos para as laterais. É como se eles fizessem parte dos para-lamas, que também não são muito convencionais. Ao invés de arcos que acompanham o formato da caixa de roda, há apenas uma peça cilíndrica preta na parte superior.

Kia Tasman – Foto: Divulgação/Kia

Por dentro, ela segue os padrões mais modernos de design. São três telas, assim como o EV5 que estreou no Brasil, todas unidas. Os displays do quadro de instrumentos e da central multimídia têm 12,3’’ e, entre as duas, há uma pequena tela de 5’’ exclusiva para o ar-condicionado. Mesmo assim, ainda temos comandos por botões no console central e no painel.

Kia Tasman – Foto: Divulgação/Kia

Dependendo do mercado, haverá diferentes equipamentos. Logo, haverá modelos mais equipados com dois carregadores por indução, sistema de som Harman Kardon, mesa dobrável para trabalho e alças nos pilares A. Fora isso, todos os modelos terão um compartimento “secreto” abaixo do banco traseiro.

Kia Tasman – Foto: Divulgação/Kia

Há cinco modos de condução: deserto, lama, neve e rocha. Para suportar o off-road, a Kia preparou sua picape com suspensão dianteira de duplo braço e um eixo traseiro rígido com molas de lâmina. Com isso, a montadora afirma que a Tasman é capaz de atravessar trechos alagados com até 80 cm de profundidade e, como medida de segurança, existem conectores à prova d’água para certas partes internas. Quem quiser melhores condições para o fora de estrada, pode ainda encomendar pneus todo-o-terreno para as rodas de 17’’ ou 18’’. E, como de costume em picapes médias, ela é montada sobre um chassi de longarinas.

A picape Tasman estreará primeiro em sua terra natal, a Coreia do Sul no primeiro semestre de 2025. A partir daí, irá para os outros mercados em que será destinada. Sua apresentação oficial está sendo feita no Salão do Automóvel de Gida, a Arábia Saudita, país que a Kia aposta como um dos principais mercados da sua nova picape.

Veja também

Lula diz que não é mais considerado o inimigo da bancada ruralista no Congresso

O presidente da República, Lula da Silva (PT), disse que não é mais considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!