O presidente dos EUA, Joe Biden, confundiu o presidente da França, Emmanuel Macron, com o ex-líder francês, François Mitterrand, falecido em meados dos anos 90, em um discurso que se tornou viral em vídeo na segunda-feira (5). O líder dos EUA descreveu a reação de Macron a um discurso numa reunião do G7 em 2020. Além de errar o nome de Macron, ele declarou incorretamente o país que lidera.
“E Mitterrand, da Alemanha – quero dizer, da França – olhou para mim e disse, disse: ‘Você sabe, o que – por que – há quanto tempo você volta?’” Disse Biden. Mitterrand foi presidente francês de 1981 a 1995 e morreu em 1996. Na transcrição da Casa Branca publicada posteriormente, o nome de Mitterand está riscado e o de Macron adicionado entre colchetes.
Em Abril do ano passado, uma transcrição da Casa Branca também corrigiu Biden quando este confundiu a equipa de rugby All Blacks da Nova Zelândia com os Black and Tans, uma força militar britânica famosa pelo seu envolvimento na Guerra da Independência da Irlanda. A transcrição do seu discurso, proferido num pub na Irlanda, riscou “Black and Tans” e inseriu “All Blacks”.
Gafe de Trump
O antecessor de Biden e provável oponente nas eleições presidenciais de novembro, Donald Trump, cometeu uma gafe semelhante no mês passado, confundindo sua rival de partido, Nikki Haley, com a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi. Trump, de 77 anos, disse erroneamente que Haley era responsável pela segurança durante o violento ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, o que a levou a questionar sua aptidão mental durante um discurso de campanha.
Após a gafe de Trump, Biden também aproveitou a oportunidade para criticar seu potencial rival presidencial. “Não concordo com Nikki Haley em tudo, mas concordamos no seguinte: ela não é Nancy Pelosi”, escreveu ele em um post no X.