Para garantir a segurança dos fiéis no retorno das atividades dos templos religiosos, as igrejas católicas vinculadas à Arquidiocese de Salvador iniciaram, na segunda-feira (27), um processo de sanitização para o combate ao coronavírus. A ação conta com apoio do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), que considera acertada a atitude do Executivo Municipal de autorizar a reabertura dos templos.
O vereador reforça que, nesse momento de crise, os fiéis necessitam do acolhimento espiritual das igrejas. Ele explica que está prestando suporte à ação de sanitização das igrejas, recebendo solicitações através do seu gabinete pelo 71 99256-2180 (WhatsApp).
Ainda como destaca Joceval, após serem incluídas na fase 1 da reabertura das atividades em Salvador, as igrejas puderam retomar as celebrações de forma ponderada desde a última sexta-feira (24), conforme determinação do prefeito ACM Neto.
Esperança e fé
“Manter a esperança em tempos difíceis pode ser desafiador.O hábito de frequentar a igreja e, assim, renovar a fé em dias melhores é de suma importância para a saúde espiritual e mental de milhares de fiéise torna necessário o acesso das pessoas a esses locais. Daqui para frente, será com cautela, respeitando todos os códigos de segurança preconizados pelos órgãos de saúde”, afirma.
Como pontua Joceval, a partir de agora as igrejas e demais templos religiosos poderão funcionar de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo sem restrição de horário,respeitando o limite de 20% da capacidade do salão ou 50 pessoas, o que for maior. Há ainda a proibição de aulas e reuniões e continuam fechadosos espaços infantis. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório.