quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Antônio Queirós
Home / NOTÍCIAS / João Leão, Maurício Trindade, Joca Soares e Felipe Leão participam de atividade no dia dedicado ao autismo
quarta-feira 3 de abril de 2024 às 12:08h

João Leão, Maurício Trindade, Joca Soares e Felipe Leão participam de atividade no dia dedicado ao autismo

NOTÍCIAS


Pela passagem do Dia Mundial e Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrados em 2 de abril, o presidente da Comissão da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, vereador Maurício Trindade (PP), participou de uma atividade no Parque da Cidade na manhã desta última terça-feira (2). O evento contou com a presença do deputado federal João Leão (PP), do apresentador da TV Band, Joca Soares e do cantor sertanejo especial, Felipe Leão, o ‘Felipão’.

Foto: Antônio Queirós

O encontro foi organizado por entidades formadas por mães de autistas de Salvador e reuniu autistas, familiares e profissionais ligados à causa, além de gestores públicos e representantes políticos. As datas em alusão ao autismo foram criadas em 2007 pela ONU e instituídas no Brasil pela Lei 13.652/2018. O objetivo é promover conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

Para o vereador Maurício Trindade, é um dia para se chamar a atenção da sociedade sobre a importância do tema, desmistificar, quebrar tabus e, acima de tudo, trazer à tona as demandas e os direitos dos autistas.

“Nós, poder público, estamos aqui pra isso. Sou médico e sei o quanto o diagnóstico logo no início é importante para assegurar à criança todo o tratamento necessário. E, como vereador, nossa luta é para que os direitos dos autistas sejam preservados e que cada vez mais as famílias, especialmente os que mais precisam, tenham acesso às políticas públicas que garantem a inclusão e o amparo”, disse o presidente do colegiado de Saúde, que estava ao lado do neurologista Antonio Andrade Filho.

Foto: Antônio Queirós

Para o deputado João Leão, o mais importante direito dos autistas é o direito ao amor.

Inspiração

A empresária da área de saúde Michele Santana, que também é enfermeira e estudante de medicina, estava no encontro e disse que tem em seu filho Pedro Bernardo uma inspiração para viver. Desde o diagnóstico do garoto, aos 11 meses de vida, ela se tornou ativista pela causa.

Foto: Antônio Queirós

“Ser mãe de autista é, sem dúvida alguma, uma dádiva divina, uma vocação e também um grande desafio”, disse Luciana, mãe de Luanderson. Sobre a atividade que marcou a passagem das datas alusivas ao tema, faz questão de afirmar: “É um dia importante, mas que temos muita mais luta do que motivos para comemorar”.

Ana Cláudia, que saiu de casa com seus dois filhos pensando em se juntar às outras mães nesse encontro e se divertir um pouco com as crianças no Parque da Cidade, passou por grande constrangimento no ônibus no caminho de ida. Uma senhora que sentou em uma das cadeiras preferenciais e, de forma agressiva, recusou-se a levantar e ceder o lugar para elas e as crianças.

Veja também

Vídeo: Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco diz que vai criar ‘calçada da fama’ do Judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), desembargador Ricardo Paes Barreto, anunciou que vai criar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas