Os potenciais do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano foram apresentados ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em audiência na Esplanada dos Ministérios, nesta última quarta-feira (21). O encontro contou com a presença do vice-governador João Leão (Progressistas), secretário do Desenvolvimento Econômico da Bahia, e uma comitiva formada por técnicos, empresários interessados no projeto e os deputados federais Cacá Leão e Cláudio Cajado, ambos do Progressistas. O MDR demonstrou interesse em apoiar o projeto.
“Trouxemos para a reunião com o ministro Marinho algumas demandas, sobretudo de apoio à infraestrutura energética, hídrica e financiamentos para os investidores que estão interessados em integrar o Polo Agroindustrial. Nós queremos desenvolver aquela região, gerar emprego, renda, atrair investidores, tornar a Bahia autossuficiente na produção sucroalcooleira e descentralizar a pauta de arrecadação regional. O apoio do MDR será fundamental”, comentou Leão.
O projeto, desenvolvido pela SDE, tem previsão de gerar 37,2 mil empregos diretos, com um aporte de investimentos privados na ordem de R$ 3,1 bilhões nos oito empreendimentos em implantação e nos quatro em análise, nos municípios de Barra, Xique-Xique e Muquém de São Francisco.