segunda-feira 24 de junho de 2024
João Campos: prefeito do Recife tem o mais alto índice de aprovação do país — Foto: Dinho Souto/Divulgação
Home / ELEIÇÕES 2024 / João Campos indica a Lula que não escolherá vice do PT
quinta-feira 30 de maio de 2024 às 07:46h

João Campos indica a Lula que não escolherá vice do PT

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Pré-candidato à reeleição, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), indicou ao presidente Lula da Silva (PT) segundo o colunista Augusto Tenório, do jornal O Estado de S. Paulo, que não escolherá um nome do PT para sua vice, de acordo com fontes do PSB nacional. O partido de Lula negociava espaço na chapa de olho em uma eventual renúncia do prefeito, se reeleito, para disputar o governo estadual em 2026, mas a articulação naufragou.

Lula recebeu João Campos no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (29). O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participou. O PT deve apoiar o prefeito mesmo sem a vice em nome da articulação nacional, ou seja, a garantia de que o PSB e o prefeito do Recife estão no palanque do presidente em 2026.

Filho do ex-governador Eduardo Campos, João é o prefeito mais bem avaliado do Brasil, de acordo com pesquisa AtlasIntel de dezembro, o que lhe deu vantagem para negociar. Além disso, ele resistia aos nomes cogitados pelo PT para a vice, deputado federal Carlos Veras e o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais, Mozart Sales.

Ao longo das negociações, João Campos confessou nos bastidores que não deixaria a prefeitura do Recife em 2026 para disputar o governo estadual se tivesse um vice petistas. PSB e PT travaram anos de disputa pela liderança da esquerda em Pernambuco, mas se reaproximaram nas eleições de 2022.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!