O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), descartou em entrevista a Anderson Ramos e Gabriel Lopes, do Bahia Notícias, na manhã desta terça-feira (22), sobre a criação de uma nova secretaria para povos indígenas para seu mandato. De acordo com o petista, sua equipe deve ajustar um espaço dentro da Secretaria de Igualdade Racial do Governo.
“Não, secretaria isso eu posso garantir: não terá uma secretaria indígena. Nós estamos ajustando dentro da Secretaria de Igualdade Racial a gente ter ali um posto com tamanho, vamos ver se é uma superintendência, pra tratar dos povos tradicionais que na verdade não é nem originários, originários só são os índios, tradicionais você abarca outros públicos de extrativistas, etc. Então, os tradicionais, mas além desse espaço de gestão, você pode ter certeza que nós faremos uma política de inclusão cada vez mais ajustada com os povos indígenas e originários, naturalmente tradicionais”, disse durante evento na Governadoria.
Jerônimo também foi abordado sobre a presença de mulheres em sua gestão, representatividade e diversidade. Ele garantiu que pretende dar atenção a isso, além da participação de pessoas jovens que possam garantir “a geração”.
“Buscarei ter a presença feminina, a questão do gênero, buscarei ter a questão racial. Espero que a gente possa ter pessoas jovens aqui, possam naturalmente garantir a geração. Então, me esforçarei bastante pra que essas questões antirracista e qualquer atitude que a gente possa tomar dentro de um governo já possa ter dentro do próprio equipe de secretários e secretários e de órgãos já uma consciência do que nós entendemos como política pública”, pontuou.
Jerônimo Rodrigues (PT) deve começar a anunciar os nomes que vão compor seu secretariado a partir do dia 15 de dezembro.