O governo do estado confirmou oficialmente nesta sexta-feira (30) a participação do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula na autorização do início das obras do lote 1F da ferrovia Oeste Leste (Fiol). A participação no ato do governo federal – cuja comitiva terá ainda os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Márcio França (Portos e Aeroportos) – foi confirmada por Adriano Villela, do portal bahia.ba.
Antes, no domingo (2) pela tarde, Lula também estará presente pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. O início das obras de 127 quilômetros da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) será autorizado em Ilhéus, na segunda-feira (3), às 8h.
A obra terá como responsável a Bamin, que arrematou a concessão do trecho entre Ilhéus e Caetité em abril de 2021. Orçadas em R$ 1,1 bilhão, as obras serão executadas pelo consórcio TCR-10, formado pela Tiisa e CREC-10. Deverão ser gerados cerca de 1.200 empregos. A ferrovia terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano.
O trecho entre Ilhéus e Caetité vai ligar o futuro Porto Sul, em obras, a Caetité, onde a Bamin mantém minas de exploração de minério de ferro. Tem 537 quilômetros de extensão e passa por 20 municípios. A previsão é de conclusão em 2027. Cerca de 80% deste primeiro trecho já foi executado antes da linha fêrrea ser concedida.