segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Jerônimo diz que setor deve se responsabilizar pela Fenagro
sábado 28 de outubro de 2023 às 07:36h

Jerônimo diz que setor deve se responsabilizar pela Fenagro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Em conversa com a imprensa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se esquivou conforme a Mateus Soares, do jornal Tribuna, sobre a responsabilidade pela não realização da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que seria realizada no Parque de Exposições de Salvador entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro deste ano. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Tum (Avante), tem sido alvo de críticas pelo cancelamento.

O governador baiano ressaltou que é o setor que deve se responsabilizar pela realização da feira, que tinha como tema o “Agrobusiness”. Na ocasião, ele também descartou a possibilidade de demissão de Tum após o desgaste que o titular da Seagri tem sofrido. A pasta alegou “falta de tempo” para a realização do evento.

“Sou um governador que tem origem nos movimentos sociais, mas respeito e sei da importância do agro, e de uma feira agropecuária. Dialoguei com o secretário Tum no meu gabinete. A exposição não é uma realização do Estado. O Estado é um parceiro”, justificou Jerônimo Rodrigues. ”No que diz respeito à agricultura familiar, o Estado tem um papel de poder bancar com orçamento, com alguma ajuda a mais, mas no caso do Parque de Exposições, daquela feira, é uma atividade realizada pelos seguimentos do agro”, acrescentou o petista.

Jerônimo prometeu conforme o jornal, “tratar do assunto”. “A gente vai reverter e vamos ver se quem realiza de fato a feira está disposto a dividir conosco essa responsabilidade. O que nós queremos é fortalecer o agro”, declarou. “No último prazo agora, quem está puxando realmente o PIB do Estado brasileiro é o agro, e não dá para a gente abrir mão de uma feira tão famosa. Vamos tratar, vamos dialogar sobre isso e ajustar o que for preciso”, continuou Jerônimo Rodrigues.

Ele comentou que é possível que as associações do agronegócio apresentem propostas para que a Fenagro ocorra: “Não vamos fazer guerra e batalha em cima de um tema tão importante. Já valeu aí um chamado de que nós entendemos a importância do Parque de Exposições, que não é só um local para realização de eventos, de cultura. Ele é também, mas quem resolve a data não é a gente. É o movimento organizado”.

Sobre uma eventual demissão de Tum, indicado pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) para o posto, Jerônimo respondeu que “essa coisa não é motivo de discutir reforma”. “O governo está bem estabilizado. As motivações que nós temos na relação com os secretários não é relação particular, é uma relação de partido”, contou. “Vamos correr com o secretário Tum, que é quem está correndo com a gente no Oeste, no Extremo Sul”, completou Jerônimo.

A informação que tem circulado nos bastidores é a de que Pablo Barrozo, ex-aliado  do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), poderia assumir a Seagri no lugar de Tum. Ou seja, o posto permaneceria com o Avante. A indicação partiria do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, presidente estadual do partido.

Veja também

Júlio Ribas recebe Título de Cidadão de Salvador

Em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (26), Julio Ribas, CEO do Salvador …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas