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segunda-feira 5 de setembro de 2022 às 15:27h

Jequié promove formação continuada para profissionais de apoio escolar da Educação Especial

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


Com o objetivo de preparar ainda mais os profissionais de apoio da Educação Especial, a prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, promoveu a II Formação dos Profissionais de Apoio à Educação Especial, voltada aos trabalhadores os responsáveis em auxiliar na autonomia e independência do educando, facilitando, portanto, a acessibilidade do aluno com deficiência.

Com o tema “Educação Inclusiva e a atuação dos profissionais do apoio à Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino de Jequié”, a formação conta com carga horária de 60 horas, que serão dividias em encontros mensais, até o mês de dezembro. Com a participação de 70 profissionais de apoio, a atividade teve na programação palestras das professoras Vanuza Lago, Sara Evagelista, Angela Silvia, Edenildes Brito e Marcia Cristina Souza, abordando os diferentes temas como legislação, atendimento educacional especializado, público alvo da Educação Especial e a função do profissional de apoio na educação inclusiva.

De acordo com a secretária de Educação, professora Elvia Sampaio, a formação foi pensada como forma de munir os profissionais que atuam no apoio à Educação Especial com ferramentas que possam auxiliá-los na identificação e acolhimento dos estudantes com alguma deficiência, por meio da Educação Inclusiva.

Os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades, fazem parte da diversidade humana presente nas nossas escolas. E alguns desses estudantes necessitam de apoio e suporte para os cuidados pessoais, segurança e locomoção para terem garantidas as mesmas condições de participação e aprendizagem no ambiente escolar. Nesse sentido a secretária afirma que é importante oferecer formação aos profissionais de apoio para que atuem de forma satisfatória junto à esses alunos que necessitam destes cuidados.

“Temos uma diferença entre inclusão e integração, o fato da criança estar na escola não significa, necessariamente, que ela esteja incluída. Essa é uma diferença sutil, porém muito importante. E essa formação foi pensada para que coisas sutis e importantes pudessem ser apresentadas e discutidas, essenciais que são para a inclusão desses alunos no seio da escola.”, destacou a professora Elvia Sampaio.

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