Líder em todas as pesquisas de intenções de votos para o Senado, o ex-governador Jaques Wagner (PT) afirmou que “dificilmente voltará ao Executivo”. O petista comandou o estado durante oito anos e ainda conseguiu emplacar seu sucessor, o atual governador Rui Costa (PT), que tenta a reeleição ao Palácio de Ondina.
Wagner ainda comentou a possibilidade de substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto. Para o ex-governador, Lula é “insubstituível”.
“Eu já tinha feito esse planejamento para o Senado. Acho que já dei minha contribuição aqui na Bahia como Executivo. Minha vontade agora é realmente estar no Legislativo nacional. Acredito que se a gente não conseguir fazer uma reforma política, no sentido amplo da palavra, a democracia brasileira estará comprometida. Não adianta se eleger presidente se você tem um arcabouço institucional muito fragilizado. Tem muito advogado criminalista que diz: ‘eu não sei o que faço com o que aprendi’”, ressaltou em entrevista publicada no jornal Tribuna da Bahia.