segunda-feira 29 de abril de 2024
Prefeito promove roda de samba em residência oficial em homenagem a Lula — Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Jantar com Lula na casa de Eduardo Paes tem o governador Cláudio Castro ‘vetado’
quarta-feira 7 de fevereiro de 2024 às 10:25h

Jantar com Lula na casa de Eduardo Paes tem o governador Cláudio Castro ‘vetado’

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Após um dia de agendas conjuntas na Baixada Fluminense, o prefeito Eduardo Paes (PSD) recebeu, na noite desta terça-feira (6), o presidente Lula da Silva (PT) para um jantar em sua residência oficial, no Alto da Boa Vista, Zona Norte do Rio. O encontro reuniu dezenas de autoridades municipais e federais, de parlamentares a ministros, e incluiu apresentações de sambistas como Alcione, Moacyr Luz e Diogo Nogueira.

Em meio à profusão de figuras ilustres, em dado momento circulou a informação de que o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), também poderia marcar presença. Embora próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Castro trocou afagos com Lula durante o primeiro compromisso do dia, em Magé, onde os dois inauguraram empreendimentos do “Minha casa, minha vida”. Fontes próximas ao chefe do Executivo estadual, contudo, asseguram que ele não foi sequer convidado.

A ausência pode ter evitado um momento de constrangimento. Enquanto a roda de samba performava “Tá escrito” — sucesso do grupo Revelação —, era possível ouvir, do lado de fora, a versão que se tornou comum em redutos da esquerda desde a eleição presidencial de 2022 sendo entoada a plenos pulmões: “Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé. Manda o Bolsonaro embora”, seguida do complemento “já foi, já foi”.

Chorinhos e sambas-enredos cantados pelos artistas embalaram desde o início da noite a chegada dos convidados à residência oficial de Paes. O evento foi marcado para 19h, com o intuito de receber o petista, que veio ao Rio para dois dias de agendas, e segue para Minas Gerais nesta quarta-feira.

Até a publicação desta reportagem, pouco antes das 22h, a festa seguia a todo vapor. Também estão previstas apresentações da bateria da escola de samba Mocidade e de Zeca Pagodinho, Maria Rita e Marcelo D2, todos convidados por Paes, além das exibições de Moacyr Luz, Diogo Nogueira e Alcione, que já aconteceram.

— Eu estou cantando porque gosto demais de ti. Desculpa te chamar de ti — chegou a dizer a Marrom ao microfone, diretamente para Lula.

Alcione cantou “Sufoco” a pedido do petista. Já Diogo Nogueira ouviu — e atendeu — o pleito da primeira-dama municipal, Cristine Paes, pela música “Pé na areia”, um de seus principais hits.

Além de Lula e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, participaram do jantar os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial) e André Fufuca (Esporte), que é deputado federal licenciado pelo PP. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, também compareceu com a esposa.

Já o secretariado e aliados de Paes também compareceram em peso. Entre os presentes, estão Marcelo Calero (Cultura), Renan Ferreirinha (Educação), Felipe Santa Cruz (Governo), Daniel Soranz (Saúde), Eduardo Cavaliere (Casa Civil), Tainá de Paula (Meio Ambiente) e Adilson Pires (Assistência Social). Próximo de Paes, o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, também compareceu com a família.

Sem ter sido chamado para o evento, Cláudio Castro acompanhou durante a tarde a abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em que também participou o presidente da Casa, Rodrigo Bacellar. As fontes próximas ao governador acrescentam que a falta de convite também foi estendida ao secretariado da gestão estadual.

Veja também

Falta de empenho e distanciamento: em crise, governo Lula e bancada do PT trocam farpas

Em seu terceiro mandato, o presidente Lula da Silva (PT) testemunha um distanciamento inédito entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas