Novo ministro recebeu aplausos de representantes de entidades como Conam, MTST, União Nacional por Moradia Popular e Contag, presentes na cerimônia de posse
Em uma cerimônia com os principais nomes do MDB nacional, Jader Filho assumiu nesta terça-feira(3) o comando do Ministério das Cidades, pasta que responde pelo Minha Casa, Minha Vida.
“Vamos imediatamente localizar as obras que estão paralisadas, e tem mais ou menos alguma coisa em torno de R$ 10 bilhões para esta rubrica, e vamos trabalhar imediatamente para que o Minha Casa, Minha Vida possa voltar efetivamente”, afirmou o novo ministro conforme Júlia Schiaffarino, do O Antagonista.
No discurso de posse, Jader Filho sinalizou para os movimentos sociais e falou em recuperar o programa. O ministro foi aplaudido por representantes de entidades que integram o Conselho Nacional das Cidades, como Conam, MTST, União Nacional por Moradia Popular e Contag, presentes na posse.
O novo ministro também falou em fortalecer o Programa Nacional de Saneamento Básico. Afirmou ainda que a gestão “não vai limitar o orçamento privado”, mas defendeu investimentos públicos em áreas periféricas do país.
Jader Filho prometeu também “aportes públicos” na mobilidade urbana para conter o aumento nas passagens. “Além da volta do orçamento direto, via orçamento da União, será necessário ampliar investimentos.”
Natural do Pará, o ministro é irmão de Helder Barbalho, governador do estado. Helder foi um dos principais aliados de Lula dentro do MDB na disputa eleitoral de 2022. “Você tem a honra de ter sido indicado pelo maior partido o Brasil, que é o MDB, para colaborar com esta gestão”, disse o governador.
O MDB garantiu três pasta na gestão Lula (PT). Além de Cidades, assume o Ministério dos Transportes, com Renan Filho, e o Planejamento, com Simone Tebet.