Os 111 anos da emancipação política e administrativa do município de Carinhanha, ocorrida em 17 de agosto de 1909, foram parabenizados pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) em moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
“Registramos mais um aniversário desse importante município baiano de gente trabalhadora e hospitaleira, reafirmando sempre a nossa disposição em continuar contribuindo pelo desenvolvimento socioeconômico de Carinhanha e da região que representamos com muita responsabilidade nesta Assembleia”, declarou a parlamentar.
De acordo com o documento por ela apresentado, as primeiras incursões registradas nas terras onde hoje fica o município datam de 1712, “quando, muito provavelmente o famoso bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas, em busca do rio das Velhas, atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e, indo para o sul, atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha”. A parlamentar explica que, naquele local, “o bandeirante fixou base para suas conquistas, e que posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o estado de Minas Gerais”.
Ivana conta ainda que, em 1832, através do Decreto de 20 de abril desse mesmo ano, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco, foi elevado à categoria de vila, sendo criado também o município, com território desanexado do território de Barra do Rio Grande. A administração municipal foi inaugurada a 22 de maio de 1834. Mas a sede recebeu foros de cidade pela Lei Estadual nº 762, de 17 de agosto de 1909.
No aspecto geográfico, o município de Carinhanha está localizado na margem esquerda do Rio São Francisco. Pertence tanto à microrregião de Guanambi, quanto à de Bom Jesus da Lapa, sendo esses dois centros, segundo Ivana, tidos como referência para a população local que busca as sedes dos serviços administrativos tanto do Estado da Bahia quanto do Governo Federal.
A legisladora explica ainda que, economicamente, Carinhanha tem grande importância no comércio de bens e serviços e na produção agrícola regional, principalmente a de frutas irrigadas, que vem registrando aumentos anuais no cultivo.
“No município, atuamos politicamente junto com o grupo do ex-prefeito Paulo da Yonara, que vem trabalhando sempre em favor dos carinhanhenses, principalmente daqueles que ainda residem em áreas de risco social elevado”, disse Ivana, ao tempo em que pediu para que dessem ciência da moção ao ex-prefeito, à Câmara Municipal de Vereadores e aos meios de comunicação locais.