segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Itamaraty manda funcionários para casa após três deles serem diagnosticados com coronavírus
quarta-feira 18 de março de 2020 às 13:16h

Itamaraty manda funcionários para casa após três deles serem diagnosticados com coronavírus

NOTÍCIAS


Um comunicado assinado por três autoridades do Ministério das Relações Exteriores estabeleceu o trabalho remoto como regra para todos os diplomatas e servidores da casa, com algumas exceções. A medida vem na esteira da confirmação de três casos de coronavírus envolvendo a diplomacia brasileira.

Nos bastidores, conforme a coluna Radar da revista veja, o comentário é de que os diplomatas estavam bastante preocupados com a ausência de medidas tomadas pela cúpula.

No informativo, Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, Otávio Brandelli, secretário-geral, e Cláudia Buzzi, secretária de Gestão Administrativa, instituem o teletrabalho a partir das 15h desta quarta-feira “para conter o coronavírus e preservar a saúde de todos”. As regras do Itamaraty valem até segunda ordem.

De acordo com o comunicado, apenas servidores com atribuições relativas a sistemas de saúde, pagamentos, comunicações, informática, segurança patrimonial, segurança da informação e outros que exijam acesso às dependências do Ministério em Brasília e nos Escritórios Regionais terão o trabalho presencial mantido. “Outros casos em que a presença física seja imprescindível poderão ser determinados e comunicados posteriormente”, diz a nota.

Além disso, servidores que necessitem ter acesso às dependências do Ministério para recolher objetos pessoais e material de trabalho poderão fazê-lo. A nota informa ainda que as instalações do Itamaraty serão submetidas a higienização apropriada nos próximos dias.

O ministro encerra a nota elogiando o trabalho “exemplar” do Itamaraty “para que o Brasil enfrente e supere os problemas ocasionados pela propagação do coronavírus, com serenidade, dedicação e eficiência”.

Leia a íntegra do comunicado a que o Radar teve acesso:

Prezados colegas,

Dando prosseguimento às medidas de prevenção para conter o coronavírus e preservar a saúde de todos os que compartilham nosso espaço de trabalho, fica estabelecido a partir das 15:00 de hoje, 18 de março, e até segunda ordem, o teletrabalho para todos os servidores na Secretaria de Estado e nos Escritórios Regionais.

2. Cada chefia deverá organizar sistemas para assegurar a operacionalidade de sua respectiva unidade. A Administração transmitirá orientações específicas a este respeito oportunamente.

3. Servidores que necessitem ter acesso às dependências do Ministério para recolher objetos pessoais e material de trabalho poderão fazê-lo.

4. As instalações do Ministério serão submetidas à higienização apropriada nos próximos dias.

5. Será mantido trabalho presencial – em regime a ser comunicado pela chefia das respectivas unidades – de servidores com atribuições relativas a sistemas de saúde, pagamentos, comunicações, informática, segurança patrimonial, segurança da informação e outros que exijam acesso às dependências do Ministério em Brasília e nos Escritórios Regionais. Outros casos em que a presença física seja imprescindível poderão ser determinados e comunicados posteriormente.

6. Os funcionários terceirizados receberão orientação diretamente das unidades da SGAD aos quais seus contratos estão vinculados. Aos estagiários se aplicará em princípio o teletrabalho, e receberão orientações específicas da unidade a que estão vinculados.

7. Pede-se que todos os servidores atualizem seus dados de cadastro na Intratec, incluindo telefones de contato e e-mails alternativos, e que estejam atentos a sua caixa de correio e telefones celulares enquanto perdurar a medida.

8. Orientações adicionais serão transmitidas proximamente. Para consultas e informações, contactar, por e-mail, a área responsável:

DP: Temas de pessoal

DTA: Estagiários

DA, CGLOG: Servidores terceirizados

DA, CGINFRA: Instalações do MRE

DINFOR: Temas de natureza técnica e informática

9. A Administração agradece a compreensão de todos. Estamos certos de que o Itamaraty continuará contribuindo de maneira exemplar, graças ao empenho e à capacidade de todos os seus funcionários, para que o Brasil enfrente e supere os problemas ocasionados pela propagação do coronavírus, com serenidade, dedicação e eficiência.

ERNESTO ARAÚJO, Ministro de Estado das Relações Exteriores

OTÁVIO BRANDELLI, Secretário-Geral das Relações Exteriores

CLÁUDIA FONSECA BUZZI, Secretária de Gestão Administrativa

 

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!