domingo 2 de junho de 2024
Foto: Reuters
Home / DESTAQUE / Israel amplia prazo para evacuação de Gaza
sábado 14 de outubro de 2023 às 07:07h

Israel amplia prazo para evacuação de Gaza

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


As Nações Unidas já havia declarado “impossível” o prazo de 24 horas dado por Tel Aviv para a população deixar o norte da Faixa de Gaza. Nova ordem concede mais seis horas para a evacuação, enquanto as Forças Armadas de Israel se preparam para uma ofensiva terrestre no território palestino.

Ao todo, mais de 2 milhões vivem em condições precárias em Gaza, uma estreita faixa que se estende por cerca de 40 quilômetros ao longo do Mar Mediterrâneo e faz fronteira com Israel ao norte e a leste, e com o Egito ao sul.

Israel tem apoio do Ocidente em sua ofensiva. “Nós sempre estaremos do lado de vocês”, declarou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em visita a Israel na quinta-feira.

A Otan também tem enfatizado o direito de Israel de se defender após os ataques do Hamas. O secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, afirmou, porém, que é importante que os israelenses “façam todo o possível para evitar a perda de vidas de civis inocentes”.

Ataque do Hamas

O ultimato dos militares israelenses foi anunciado depois que no dia 7 de outubro o grupo terrorista islamista Hamas lançou ataques sem precedentes contra Israel, matando mais de 1,3 mil e ferindo mais de 3,3 mil em cidades fronteiriças e em um festival de música.

Israel respondeu com pesados bombardeios sobre Gaza, prometendo “esmagar” o Hamas. Mais de 1,9 mil palestinos já morreram e 7,7 mil ficaram feridos, segundo autoridades locais.

As Forças Armadas de Israel asseguraram aos habitantes do norte da Faixa de Gaza um novo período sem investidas militares neste sábado (14), a fim de que possam se deslocar em direção ao sul do enclave palestino.

Entre 10h00 e 16h00 (04h00 a 10h00 em Brasília), os moradores de Beit Hanun devem tomar a rota de fuga designada para Khan Yunis, comunicou um porta-voz militar na plataforma X (ex-Twitter). Dentro desse prazo será possível movimentação “sem danos”.

Na sexta-feira, Tel Aviv ordenara a evacuação do densamente povoado norte de Gaza num prazo de 24 horas, que se encerrou às 06h00 (hora local) do sábado. A ONU declarou a imposição como impossível de cumprir, alertando para o perigo de catástrofe humanitária.

O Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (ENUCAH) estima que dezenas de milhares já seguiram a ordem dada por Israel. Antes mesmo dela, os bombardeios desencadeados pelos atentados do Hamas de 7 de outubro já haviam forçado 400 mil dos cerca de 1,1 milhão de moradores a se retirarem do norte de Gaza.

Uma ofensiva de Israel por terra em breve é dada como certa: na fronteira com o território palestino já estão concentrados dezenas de milhares de soldados israelenses.

Veja também

EUA facilitam acesso de firmas cubanas ao mercado americano

Empresas privadas poderão, pela primeira vez, ter contas bancárias e usar serviços online americanos. Mas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas