Com o objetivo de tratar as demandas dos bairros da capital, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) se reuniu com o diretor da Codesal, Sóstenes Macedo, na manhã desta quarta-feira (4). Durante a reunião o coordenador Elio Perene apresentou à edil o projeto Planos de Ações Estruturais (PAE), que prevê entre outras ações, a execução de estudos e projetos de urbanização nas áreas de risco de Salvador.
A parlamentar considerou o projeto esplêndido, pois muitos moradores de bairros periféricos sofrem em períodos de chuvas, e um projeto como este contribui para o desenvolvimento habitacional urbano, social e ambiental do município. “Segundo o que foi apresentado durante a reunião, o PAE tem como função articular e desenvolver ações para a atuação efetiva dos órgãos competentes, quando da necessidade de resposta frente a situações de emergência, a exemplo das ocasionadas em períodos chuvosos”, disse Ireuda Silva.
Na oportunidade, a vereadora conheceu a estrutura do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Salvador (CEMADEC). O Centro monitora os sistemas meteorológicos, índices hidrológicos e pluviométricos e acompanha os Sistemas de Alerta e Alarme Sonoro, com o intuito de atuar preventivamente no município, objetivando minimizar as perdas de vidas relacionados às chuvas. O Cemadec funciona com uma equipe multidisciplinar, em uma moderna central tecnológica instalada na sede da CODESAL, composta por cinco servidores, dez estações de trabalho (cada uma com três monitores) e um videowall.