A vereadora Ireuda Silva (PRB) preside, na próxima segunda-feira (6), uma audiência pública sobre o combate à violência contra a mulher e a contribuição da enfermagem forense para a questão. A atividade acontece às 9h, no auditório do anexo Bahia Center, da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Ao final do debate, os participantes vão receber um certificado de participação com carga horária de quatro horas.
Participarão da audiência o advogado criminalista Denis Leão, o psicólogo Alfredo de Morais Neto, a enfermeira Maria Inez Morais Alves de Farias, a vereadora Aladilce Souza, a enfermeira forense Veruska Cruz, a perita do Instituto Médico Legal (IML) Letícia Silva e a médica Mônica Nery, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a International Association of Forensic Nurses, os enfermeiros forense praticam a enfermagem de forma global, interceptando o sistema de saúde e o sistema legal. O foco desses profissionais é investigar e interpretar lesões forenses resultantes de agressões físicas, em colaboração com o sistema judicial.