No ano passado, o formato de anúncio digital que mais faturou foi o “Search + classificados + compradores de preços”. Foram direcionados 44% dos valores –equivalente a R$ 6,5 bilhões. A categoria cresceu 14% em comparação com o ano anterior.
O vice-campeão de investimentos foi o “Display + social” (34%, R$ 5,03 bilhões). O crescimento é de 32% em relação a 2016. Anúncios em vídeo receberam 22% do dinheiro –R$ 3,2 bilhões. O aumento foi de 44%.
O aumento de 44% no investimento em publicidade de vídeo é uma demonstração clara de como a transferência do mercado midiático para as redes sociais influência no mercado publicitário. A propagação de vídeos aumenta o engajamento nas postagens. Logo, há a maior necessidade de patrocinar publicações deste tipo.
A compra programática de publicidade ficou com quase 1/4 do faturamento do digital (22,5%) em 2017. O aumento foi de 74%, passando de R$ 1,9 bilhão (2016) para R$ 3,3 bilhões no ano passado.
METODOLOGIA
As informações fazem parte da pesquisa Digital AdSpend 2018. Para chegar aos resultados, a análise usa números do IAB Brasil, consultas ao mercado de publicidade online e dados públicos, além de “entrevistas com membros do ecossistema da publicidade digital brasileira”.