segunda-feira 22 de abril de 2024
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, terá de justificar inflação fora da meta em 2021 em carta ao Ministro da Economia, Paulo Guedes - Foto: REUTERS/Adriano Machado
Home / DESTAQUE / Intervenção do BC não teve relação com movimento do câmbio, diz Campos Neto
quarta-feira 3 de abril de 2024 às 13:48h

Intervenção do BC não teve relação com movimento do câmbio, diz Campos Neto

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (3) que a intervenção cambial feita pela autoridade monetária nesta semana “não teve nada a ver” com o movimento do câmbio, que é flutuante.

Em evento promovido pelo Bradesco BBI, Campos Neto afirmou que a operação foi motivada por um vencimento de títulos públicos atrelados ao câmbio, e que isso foi expressamente pontuado na comunicação do BC, mas parte dos agentes não teria compreendido.

A autoridade monetária fez na terça-feira um leilão de swap cambial extraordinário, a primeira intervenção sob o governo Lula. Alguns analistas minimizaram a atuação do BC, enquanto outros duvidaram da intenção manifestada pela autarquia de apenas suprir uma demanda pontual gerada pelo resgate de um título atrelado ao câmbio, já que a operação veio depois de um salto recente do dólar.

“A nossa intervenção não teve nada a ver com o movimento do câmbio, a gente sempre diz que o câmbio é flutuante, é importante ser flutuante porque funciona como um elemento que absorve choques e redistribui os recursos de forma mais eficiente, mas a gente tinha uma NTN-A que ia vencer que achávamos que era grande e poderia ter alguma disfunção no dia”, afirmou.

Campos Neto disse que o BC apenas faz intervenção no câmbio quando detecta disfuncionalidades no mercado e acrescentou que o Brasil está com fluxo forte de recursos e possui reservas e que, por isso, “câmbio não deveria ser um problema”.

“Quando a gente olha ‘year-to-date’ (no acumulado do ano), o real está relativamente ok comparado com as moedas do mundo emergente”, acrescentou.

O dólar acumula alta de 4,27% frente ao real em 2024, segundo dados do fechamento de terça-feira.

Veja também

Taco Bell quer o Brasil como a segunda maior operação da rede, atrás apenas dos EUA

Tortilla, carne ou feijão, sour cream, queijo prato, alface e tomate. Esses são os ingredientes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas