Em um cenário em que a Inteligência Artificial (IA) traz, cada vez mais, novas formas de trabalho, o LinkedIn lançou uma pesquisa sobre o sentimento dos profissionais brasileiros em relação às transformações proporcionadas pela IA, como a IA generativa. A pesquisa foi realizada em agosto de 2023 pelo Censuswide e baseada em 1504 trabalhadores brasileiros com mais de 18 anos.
Os dados mostram que 74% dos entrevistados acreditam que já no próximo ano a Inteligência Artificial deve mudar a forma como trabalham. Isso faz com que 25% se sintam sobrecarregados, e 33% preocupados que não conseguirão acompanhar os desenvolvimentos de IA no trabalho.
Os profissionais brasileiros estão enfrentando essa apreensão com disposição para abraçar a mudança. De acordo com a pesquisa, 56% dos profissionais entrevistados estão preocupados que deveriam saber mais sobre IA e 62% afirmam que querem aprender mais sobre o tema, mas não sabem como. Já 38% afirmam que ainda não receberam nenhum treinamento em IA do seu empregador.
Esse nível de interesse é esperado, já que 48% dos trabalhadores disseram que já começaram a experimentar ferramentas de IA como o ChatGPT em seu dia a dia, e 85% estão confiantes em integrar a IA no seu fluxo de trabalho para alcançar melhores resultados, crescimento profissional e sucesso pessoal.
“A ascensão da Inteligência Artificial está nos proporcionando um novo momento de adaptações no mercado de trabalho, intensificadas por todas as transformações causadas pela pandemia. E, apesar da apreensão, a pesquisa nos mostra um cenário positivo, em que a maioria dos profissionais demonstram entusiasmo em dedicar esforços para abraçar e integrar a IA no dia a dia de trabalho, aproveitando os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para suas carreiras, incluindo mais tempo para focar nas tarefas que gostam”, disse Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria.