Entrou em operação na última semana, a nova plataforma para solicitação de vistos eletrônicos (e-Visa) para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos.
Nacionais australianos, canadenses e norte-americanos necessitarão de vistos para ingresso no Brasil a partir de 10 de janeiro de 2024. A medida decorre do Decreto n.º 11.515, de 2/5/2023, que restabeleceu o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento, tendo em conta a exigência de vistos para cidadãos brasileiros entrarem nesses países.
O e-Visa dispensa comparecimento do interessado a consulados brasileiros, apresentando elevado grau de praticidade e conveniência para o requerente, que fará por via digital e remota toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação pertinente, e receberá o visto também eletronicamente.
A solicitação do e-Visa, apenas para portadores de passaporte daqueles três países, poderá ser feita no endereço eletrônico: https://brazil.vfsevisa.com . O custo será de US$ 80,90. O visto eletrônico terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais para as nacionalidades em questão e permitirá múltiplas entradas.