segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Youtube
Home / Mundo / MUNDO / Impactos da Covid-19 vão durar “pelas próximas décadas”, diz OMS
sexta-feira 31 de julho de 2020 às 18:21h

Impactos da Covid-19 vão durar “pelas próximas décadas”, diz OMS

MUNDO, NOTÍCIAS


O diretor-geral da Organização Mundial da Sáude (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta sexta-feira (31) que os impactos da pandemia da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), serão “sentidos pelas próximas décadas”. Ontem a  agência pediu apoio mundial para o desenvolvimento coletivo de uma vacina contra a doença.

“A pandemia é uma crise de saúde pública que ocorre uma vez a cada século e seus efeitos serão sentidos pelas próximas décadas”, disse Tedros durante reunião do comitê de emergência da entidade.

A reunião desta sexta foi a quarta do comitê da OMS para falar sobre a Covid-19. Ela marca os seis meses desde que a doença foi declarada como emergência de saúde pública de interesse internacional pela agência, no dia 30 de janeiro.

À época, os registros de casos confirmados da doença na China, então epicentro da Covid-19, eram 100. Ainda não havia nenhum óbito no mundo. Agora, a doença já matou 670 mil pessoas e 17 milhões de infecções foram registradas.

“É a sexta vez que uma emergência de saúde global é declarada pelo Regulamento Sanitário Internacional, mas essa é facilmente a mais grave”, afirmou Tedros em coletiva de imprensa no início da semana. O regulamento atual foi estabelecido pela OMS em 2005.

Os seis meses do alerta também foi abordado durante a coletiva da agência nesta quinta (30). O diretor de emergência, Michael Ryan, afirmou que a entidade julgou mal a capacidade de alguns países e deveria ter realizado operações locais de assistência nestes. A avaliação de Ryan é que “se pudesse voltar e mudar alguma coisa”, os países estariam “melhor amparados”.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!