terça-feira 19 de novembro de 2024
Acidente aconteceu nesta quinta-feira (9) pouco antes das 15h30 em horário local - Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Imigração: ao menos 53 morrem em acidente no México com caminhão que levava guatemaltecos e salvadorenhos
sexta-feira 10 de dezembro de 2021 às 05:54h

Imigração: ao menos 53 morrem em acidente no México com caminhão que levava guatemaltecos e salvadorenhos

MUNDO, NOTÍCIAS


Pelo menos 53 pessoas morreram nesta última quinta-feira (9) em um acidente com um caminhão no Estado de Chiapas, no México.

O secretário de Proteção Civil de Chiapas, Luis Manuel García Moreno, informou que pelo menos 107 pessoas viajavam na carreta e que a maioria era da Guatemala e de El Salvador.

Cerca de 60 pessoas ficaram feridas, três delas gravemente, e foram levadas para diferentes hospitais.

De acordo com a mídia mexicana, o motorista do caminhão fugiu após o acidente, que ocorreu pouco antes das 15h30 no horário local, na rodovia Panamericana. O veículo vinha do município de Comitán, na fronteira com a Guatemala.

Segundo os moradores da região, que foram os primeiros a chegar ao local do acidente e a prestar ajuda às vítimas, o caminhão andava com “excesso de velocidade” e perdeu o controle em uma curva acentuada, antes de bater na estrutura de uma passarela de pedestres.

Com isso, a carreta que transportava passageiros se desprendeu e as vítimas se espalharam pela estrada.

Bombeiros, agentes da Proteção Civil e da Cruz Vermelha se dirigiram ao local para fazer resgates. Moradores e motoristas que passavam pela estrada cederam seus veículos para levar os feridos aos hospitais.

“Minhas condolências às vítimas e famílias afetadas. Em comunicação com o Governo do Estado e a Proteção Civil. Entramos em contato com as chancelarias dos países afetados”, tuitou o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard.

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, também escreveu no Twitter: “Lamento profundamente a tragédia no Estado de Chiapas e me solidarizo com os familiares das vítimas, às quais oferecemos toda a assistência consular necessária, inclusive repatriações.”

De acordo com a mídia local, alguns migrantes que saíram ilesos do acidente se apresentaram ao Instituto Nacional de Migração, que também está oferecendo apoio no local.

Veja também

Rodrigo Pacheco diz que suspeita contra militares é ‘extremamente preocupante’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou como “extremamente preocupante” as suspeitas contra militares …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!