Em marte a fim de explorar o Planeta Vermelho, o robô Rover Perseverance, da Agência Espacial norte-americana (Nasa), flagrou um redemoinho na superfície de Marte.
De acordo com a Nasa, o flagra do fenômeno ocorreu no dia 30 de agosto de 2023 e os especialistas acreditam que o redemoinho é mais fraco e menor do que os da Terra e são comuns no planeta, uma vez que ajudam a mover e redistribuir a poeira ao redor de Marte.
As imagens foram flagradas pelo Perseverance, que estava há cerca de 4 km de distância, em um local apelidado de “Thorofare Ridge” e se movia a uma velocidade de 19 km/h.
A largura do redemoinho era de 60 metros e a altura em geral om mais de 2 km, segundo os pesquisadores. Vale lembrar que nas imagens divulgadas pela agência, só é possível ver 118 metros da altura do redemoinho e não sua aparição completa.
“Não vemos o topo do redemoinho de poeira, mas a sombra que ele lança nos dá uma boa indicação de sua altura. A maioria são colunas verticais. Se este redemoinho de poeira fosse configurado dessa forma, sua sombra indicaria que ele tem cerca de 2 quilômetros de altura”, afirmou Mark Lemmon, cientista planetário do Instituto de Ciências Espaciais de Boulder, no Colorado, e membro do Equipe científica do rover.