O deputado federal Igor Kannário (DEM) fez um balanço de seu primeiro ano de mandato no Congresso Nacional e afirmou que vai continuar priorizando propostas para pessoas que mais precisam, especialmente aquelas que vivem nas favelas. O parlamentar chega ao fim de 2019 com 30 propostas legislativas apresentadas na Câmara dos deputados e três relatadas na Comissão de Cultura.
“Foi um ano intenso, de muito trabalho e produção no Congresso Nacional. As urnas deram um recado no ano passado no sentido da renovação, e eu estou neste grupo. Finalizo meu primeiro ano de mandato com muito orgulho e felicidade, pois conseguimos trazer à tona um debate sobre a favela, sobre os problemas do povo da periferia”, avalia o deputado.
Kannário é o autor do pedido de criação da Frente Parlamentar Popular em Defesa das Favelas e do Dia Nacional da Favela. Além disso, o deputado é autor do projeto que propõe impedir que alunos filmem aulas sem autorização dos professores e da proposta que direciona recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para o custeio de políticas públicas voltadas às populações residentes em comunidades com alto risco social.
Ele também propôs a proibição de incentivos fiscais a pessoas jurídicas condenadas por crimes ambientais ou em situação de mão de obra análoga à escravidão. Outro projeto de Kannário estabelece controle na venda e comercialização de ácidos no país.
“Os desafios ainda são muitos para os próximos anos. Vou continuar minha luta pelos que mais precisam, pelo povo da favela, que muitas vezes é esquecido. Vou seguir lutando por mais saúde, educação, segurança, lazer e cidadania para a favela, lutando também pela valorização da cultura da favela, que tem uma produção artística imensa e que precisa ser vista pela poder público”, ressalta.