quinta-feira 22 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Ibram e SPU assinam Acordo para criação de Centro Nacional de Memória
sexta-feira 17 de novembro de 2023 às 07:49h

Ibram e SPU assinam Acordo para criação de Centro Nacional de Memória

NOTÍCIAS


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e Inovação, assinaram, nesta quinta-feira (16), um Acordo de Cooperação Técnica para a criação de um Centro de Memórias do Patrimônio Imobiliário da União no Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro.

O acordo tem como objetivo promover ações conjuntas visando ao controle, à preservação e a difusão dos acervos documentais de valor histórico e da produção técnico-institucional da SPU. A assinatura do acordo foi realizada pela presidenta do Ibram, Fernanda Castro, do secretário de Patrimônio da União, Lúcio de Andrade, durante o evento de comemoração dos 80 anos do Palácio da Fazenda.

O Centro de Memória será uma instituição de referência na área da memória social, reunindo acervos e informações de diferentes instituições. O objetivo é criar um espaço de pesquisa, educação e cultura, que contribua para a construção da memória e da identidade nacional. O acordo prevê a cooperação entre as duas instituições nas seguintes áreas:

ampliação do conhecimento e interesse por parte da sociedade sobre o patrimônio imobiliário da União
aumento do número de pesquisas e estudos científicos sobre os imóveis da União
melhoria dos processos de gestão do patrimônio imobiliário da União

A SPU será responsável pelos recursos humanos e financeiros, assim como pela disponibilização de espaço físico no Palácio da Fazenda, para implantação do Centro de Memórias do Patrimônio da União, bem como pela disponibilização de infraestrutura tecnológica para implantação do ambiente virtual de publicação dos acervos (Tainacan).

O Ibram, por sua vez, oferecerá orientação técnica para criação e implantação do centro de memória, bem como assistência técnica necessária para implantação, na infraestrutura tecnológica da SPU, da primeira versão da solução de catalogação e publicação de acervos.

Veja também

Bolsonaro vai ficar hospedado no Palácio dos Bandeirantes para participar de ato em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ficar hospedado na sede do governo de São Paulo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas