domingo 28 de abril de 2024
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
Home / NOTÍCIAS / Ibovespa sobe com exterior, mas declarações de Lula geram ruído
terça-feira 21 de março de 2023 às 14:51h

Ibovespa sobe com exterior, mas declarações de Lula geram ruído

NOTÍCIAS


O Ibovespa mantinha-se no positivo no final da manhã desta terça-feira (21), apoiado pelo cenário externo após a compra do Credit Suisse pelo UBS reduzir temores sobre uma crise bancária. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novas críticas ao Banco Central e indicado que o arcabouço fiscal será anunciado apenas depois de sua viagem à China.

Investidores também aguardam o início das reuniões de dois dias de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

Às 11:41 (de Brasília), o Ibovespa subia 0,23%, a 101.150,84 pontos, após duas quedas consecutivas. O volume financeiro somava 4,8 bilhões de reais.

O cenário externo parecia blindar a bolsa brasileira nesta terça-feira de um impacto maior de ruídos internos, à medida que ativos de risco em sua maioria surfavam em certo alívio depois do resgate do Credit Suisse pelo rival UBS. O S&P 500 avançava 0,70%, já tendo, porém, se afastado das máximas da sessão.

“O exterior está ajudando muito”, disse Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de recursos da Nova Futura Gestora.

Arcabouço só depois da China

Lula disse nesta manhã em entrevista ao canal no YouTube TV 247 que anunciará o arcabouço fiscal depois de viagem à China, para a qual embarca nesta semana. O presidente também afirmou que a Selic de 13,75% é irresponsabilidade e que o Banco Central não tem compromisso com emprego. Lula também voltou a fazer comentários sobre as Eletrobras e Petrobras.

“Ele ressaltou o super desenvolvimentismo, avisou que o arcabouço virá só na volta (da viagem) e que vai continuar pressionando o BC”, afirmou Silveira.

O Ibovespa, que chegou a bater 101.670,35 pontos na máxima da sessão, reduziu o avanço após as declarações de Lula. Ao mesmo tempo, os índices em Wall Street também perderam algum fôlego.

O mercado ainda aguarda decisões de política monetária, em especial a do Federal Reserve (Fed), cujas expectativas de uma alta de 0,5 ponto percentual se dissiparam após os recentes problemas com bancos regionais norte-americanos e com o Credit Suisse.

“Nas reuniões do Copom e do Fomc desta semana, na primeira, sem alterações, todos de olho no comunicado e na ata, semana que vem. Expectativa é de que o arcabouço seja logo divulgado, amenizando o tom do discurso do BCB. Na segunda, expectativa é o Fed elevar juro em 0,25 p.p., mas uma pausa não pode ser descartada”, disse a equipe da Mirae Asset em comentário a clientes.

Para a equipe da Mirae Asset, o Copom manterá os juros inalterados, com o foco dos investidores voltado ao comunicado e à ata da decisão. “Expectativa é de que o arcabouço seja logo divulgado, amenizando o tom do discurso do BCB”, disse em comentário a clientes. Sobre o Fed, a Mirae afirmou que a expectativa é de elevação do juro 0,25 ponto, “mas uma pausa não pode ser descartada”.

Destaques

– PETROBRAS PN avançava 2,4%, a 23,48 reais, diante de alta dos preços do petróleo no exterior. O contrato tipo Brent subia cerca de 0,8%, com redução de temores de uma crise bancária global. Investidores seguem na expectativa pela eleição do conselho de administração da empresa.

– ELETROBRAS ON reverteu alta inicial e caía 1,41%, a 31,49 reais, após declarações de Lula sobre a companhia. O presidente disse esperar que, se tiver condições, a União volte a ser dona da Eletrobras. Além disso, afirmou que o governo entrou na Justiça contra a redução do poder de voto da União na empresa e contra o preço para recompra de ações da elétrica.

– AMERICANAS ON, que não está no Ibovespa, ganhava 4,63%, a 1,13 real, após apresentar à Justiça plano de recuperação judicial que inclui aporte de 10 bilhões de reais por acionistas de referência e venda de ativos como o hortifruti Natural da Terra. O papel já reduziu alta que bateu 1,21 real mais cedo.

– VALE ON cedia 2,09%, a 81,67 reais, diante de queda do minério de ferro na Ásia. Os contratos futuros da commodity cederam 2,2% em Dalian, com traders avaliando as perspectivas de mais intervenção do governo chinês no mercado.

– ITAÚSA PN tinha alta 1,26%, a 8,01 reais, após a holding divulgar pagamento de juros sobre capital próprio de 637 milhões de reais na noite da véspera junto com resultados do quarto trimestre. A companhia manterá o plano para venda de ações da XP, mas sem pressão, disse o presidente da Itaúsa a analistas.

– ITAÚ UNIBANCO PN exibia alta de 2,56%, a 24 reais, e BRADESCO PN ganhava 1,45%, a 13,29 reais, em sessão positiva para o setor bancário.

– QUALICORP ON mostrava ganho de 4,92%, a 4,05 reais, após oito quedas consecutivas.

– M. DIAS BRANCO ON subia 3,81%, a 25,91 reais, enquanto CAMIL ON perdia 3,36%, a 6,91 reais, após analistas do JPMorgan elevarem recomendação de M. Dias a “overweight” e rebaixarem Camil a “neutra”. Ambas as ações não fazem parte do Ibovespa.

Veja também

Fim da desoneração da folha dará R$ 11,8 bilhões ao governo, mas aumenta crise com Congresso

O governo federal recorreu ao tapetão para acabar com a desoneração da folha de pagamentos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas